quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Esse Serra é democrata da gema do ovo da serpente!

Serra quer “limpeza étnica” na web

Brizola Neto

O conceito de liberdade de imprensa de Serra é muito curioso. Enquanto espalha e paga brucutus para invadirem a rede divulgando mensagens inverídicas sobre seus adversários e apresenta na TV favelas falsas e imitações, acusa o governo de financiar “blogs sujos”, que “perseguem” jornalistas, como conta a insuspeita Folha de S.Paulo.

Onde foi isso Serra ? Claro, no Congresso Brasileiro de Jornais, evento dos donos dos meios de comunicação. Depois de ouvirem o candidato tucano fazer suas acusações genéricas, similares a “todo mundo sabe da ligação do PT com as Farc”, jornalistas lhe dirigiram a singela pergunta sobre a quais “blogs sujos” ele se referia. “Alguma outra pergunta”, disse Serra por três vezes, recusando-se a responder aos “sujos” jornalistas, até que alguém veio em seu socorro lhe perguntando sobre seu empenho na defesa da liberdade de expressão.

Pensando bem, não deve ter sido ajuda a Serra, Na verdade, a pergunta revela bem o que Serra entende por liberdade de expressão. Aquela que ele controla e que não o incomoda. Os jornalões, estes podem receber publicidade das empresas estatais, mesmo vendendo cada vez menos exemplares. Na web, só para os portais, como aqueles da Veja que abrigam os blogs “limpinhos” como o de Reinaldo Azevedo.

Será que Serra quer fazer uma “limpeza étnica” na internet? Quem discorda dele e o combate não pode ter propaganda? A grande imprensa é cândida e delicada com ele, aceita até que ele distribua patadas em seus funcionários. Ou seria sujo quem publica textos como o que vou reproduzir abaixo?

Não se pode nem dizer da candidata Dilma que ela bate como homem, mas quer ser tratada como mulher nos debates políticos, já que sua verdadeira personalidade está maquiada pelo marketing político que a transformou de executiva fria e quase rude, que já fez muito homem chorar, em uma doce senhora.
E essa doce senhora sentiu-se ofendida ontem com a pergunta de um jornalista do UOL sobre sua saúde. Ora, em que mundo vivemos? Um candidato à Presidência da República deveria ser obrigado a prestar contas sobre sua saúde à população e não pode considerar esse um assunto “privado”.

O estilo “equino” é do Lord Merval Pereira, em O Globo de hoje, reproduzida pelo Noblat. Vamos ver se, nestes espaços “limpinhos” haverá algum protesto contra as acusações de Serra a “blogs sujos” sem que se nomine quem é sujo e silencie diante de perguntas de jornalistas que sequer envolvem questões pessoais.

E, além do mais, receber propaganda, quando se tem audiência, não é favor, é negócio. Falo com a autoridade de quem faz um blog com mais de meio milhão de acessos/mês e não recebe um tostão de publicidade pública ou privada. E se passar a receber, um dia, não terei nenhuma restrição a dar opinião.

Nenhum comentário: