domingo, 6 de outubro de 2013

Um Legado Selvagem

Racismo


Você não tem, eu não tenho, mas afinal, quem tem?
Tá escondido?
Onde você esconde o seu racismo?

























_
__________________


OProfessor

Você não tem, eu não tenho, mas afinal, quem tem?
Tá escondido?
Onde você esconde o seu racismo?

E no Brasil?
Aqui acho que não, será?

xenofobia e racismo dos coxinhas médicus(?)
da xenofobia ao racismo é um pequeno passo

E no RS?
E os Lanceiros Negros?
E o Josino?

Talvez, o sonho da superioridade branca (ou racismo) seria poder afirmar que isso tudo nem foi assim, que o Josino - se existiu - foi um ladrão e assassino barato, teve o que mereceu. E os lanceiros? Morreram nas lutas de um lado contra o outro! Simples.

Sair da escravidão e enfrentar o racismo foi um tempo relativamente longo e difícil, mas agora, buscar a igualdade econômica e a justiça social, M.L. King "O que adianta ir a lanchonete e não ter dinheiro para um hambúrguer?", vai custar mais.

Chegou o tempo de combater o racismo institucionalizado, onde todos nascem iguais (sic), mas não têm os meus direitos fundados no compromisso formal com a igualdade.

A produção da riqueza ao redor do planeta continua ensinando as crianças que odiar pode dar lucro. Em tempo de crise, o racismo e a xenofobia voltam em alta - as lições da história são empurradas embaixo do tapete da sala - para legitimar os mais ricos e que vivem mais.

Não basta destruirmos as estruturas do racismo, precisamos formalizar a saída dos negros das camadas subeconômicas da pobreza, que vem antes - mais abaixo - da pobreza, " A cor da pele ainda determina os destinos", "Ainda é verdade que ser negro o deixa em desvantagem no mercado de trabalho", ser mulher e negra aumentam as suas desvantagens.

Chegamos ao racismo dissimulado: "desemprego em massa, prisões em massa e negação dos direitos em massa."

Como se combate isso?

Não apenas num coração mais plural, menos rígido e indivisível das pessoas, mas nos compromissos formais do cotidiano. Institucionalizando políticas afirmativas de combate a dominação, impedindo que a cor da pele determine as oportunidades oferecidas ou negadas a alguém.

E você... deixa o racismo moldar o seu feitio humano?

"A educação ocupada intelectualmente pela superioridade(sic) branca mantém até hoje o controle histórico da violência racial."

Nenhum comentário: