segunda-feira, 17 de maio de 2010

Noam Chomsky é barrado por Israel

O linguista e filósofo americano Noam Chomsky teve ontem sua entrada em Israel barrada por funcionários da imigração na fronteira com a Jordânia. Ele atravessava a Ponte Allenby, sobre o Rio Jordão, quando foi impedido de passar por policiais israelenses que aparentemente implicaram com o fato de ele ter sido convidado a dar uma palestra na universidade palestina Birzeit e no Instituto para Estudos Palestinos, em Ramallah, Cisjordânia.

A notícia é do jornal O Globo, 17-05-2010.

O legislador palestino Mustafa al-Barghouti, que convidou Chomsky a dar a palestra, indignou-se e disse que o episódio configurava “uma ação fascista, uma supressão da liberdade de expressão”.

Última visita a Israel e Cisjordânia foi em 1997

A porta-voz do Ministério do Interior israelense, Sabine Hadad, disse que os funcionários na fronteira entenderam que Chomsky também visitaria Israel, por isso teriam impedido sua entrada. Chomsky, no entanto, só estava de passagem.

— Estamos tentando contactar o pessoal de fronteira para esclarecer os fatos, mas, partindo do pressuposto de que não havia nada contra ele, não há motivos para impedir que entre — disse Sabine Hadad.

O intelectual americano, ferrenho crítico da política israelense em relação aos palestinos, explicou que faria uma série de palestras pela região e que sua agenda estava muito apertada para tentar entrar novamente na Cisjordânia. A palestra estava marcada para hoje.

A última visita de Chomsky, que é judeu, a Israel e Cisjordânia foi em 1997, para palestras. Esta viagem de agora seria a primeira em que faria palestras na Cisjordânia e nenhuma em Israel.

Nenhum comentário: