terça-feira, 19 de abril de 2011

129 anos atrás nasceu...

Vargas, 129 anos. O legado de quem mudou o Brasil

Tijolaço



Por falta de tempo, não posso me alongar. Mas não podia deixar passar em branco o transcurso dos 129 anos do nascimento de Getúlio Vargas, fundador do Brasil moderno. Posto aí em cima um bom vídeo de narrativa de sua trajetória, e me socorro do discurso que fez minha irmã, a deputada estadual gaúcha Juliana Brizola,publicado na íntegra na seção “Artigos”, em memória ao homem que, mais de meio século depois de sua morte, ainda é um fantasma a assombrar os entreguistas deste país.

Nele, Juliana lembra uma fala de Brizola sobre Getúlio:

“Nós temos que voltar nosso pensamento para o que Getúlio representou na vida brasileira, este homem excepcional, este homem inconfundível, este homem que dividiu a história brasileira em duas partes: antes e depois dele (…) Se o Brasil tivesse seguido aqueles rumos em que assentava seu futuro, seu desenvolvimento, eu não tenho dúvidas que a situação do país e de seu povo seria muito diferente… Vargas caiu através de uma aliança do capital estrangeiro, com interferência até de embaixadores estrangeiros, toda uma cúpula militar, todos os grupos econômicos, praticamente toda a classe dirigente, os ricos deste país.

Todos se uniram para derrubar Vargas; só quem ficou a seu lado foram os trabalhadores e o povo humilde deste país. (…) Nós estamos ouvindo, parece que Getúlio Vargas está se dirigindo a nós e dizendo: ‘Vocês não podem errar, cuidado, usem vossa consciência’ (…) Ele estaria aqui conosco, colocando a mão sobre meu ombro, como colocou sobre o ombro de João Goulart (…) dizendo: Brizola, você nunca praticou um ato contra o povo brasileiro, você foi fiel à causa de nosso povo e de nosso país, não vai ser agora na fase conclusiva da sua vida que você irá faltar, falhar ou trair o povo brasileiro”.

Creio que nos dias de hoje, a mão de Vargas estaria sobre o ombro de Dilma, repetindo a mesma frase.

Nenhum comentário: