sexta-feira, 22 de abril de 2011

uai, até quando, sô(?)

BAITASAR

O Professor chega na redação, quase no final desta Sexta-Feira Santa acoplada com a posse dos portugueses das terras do pau-brasil.

Claro, trazendo seu chimarrão e a térmica chiada

"baitasar, tu precisa publicar esse comentário."

Pega o mouse da minha mão e acessa o Conversa Afiada - Quem é o dono do jatinho do Aécio? explico que acabamos de publicar sob outra manchete - ô Minas, ocês querem saber(?) já sabem(?) e que ainda não deu tempo de publicar outra do PHA - De quem é o Rolls Royce que o Aécio gosta de usar ?

"eu sei, baitasar, mas precisamos publicar o comentário (apenas um!) deste post do PHA - quem é o dono do jatinho do aécio?."

Pergunto qual é o comentário

"juca pereira disse:

22 de abril de 2011 às 20:07

Por esses e outros fatos é que esse partido, destroe o sistema educacional, dos estados que governam. Evidente que povo ignorante, não cobra, não tem noção do que acontece, isto chama-se massa de manobra, estes políticos, pagam mal os profissionais da educação, e revertem todo dinheiro para o PIG, camufla-los quando fatos como este vem a tona. Pergunto até quando vamos ter que aturar essa gente?"

"tu entende, agora, a briga dos governos gaúcho, paulista e mineiro, até dezembro de 2010, contra o piso nacional dos professores?"

Lembro que o Tarso não tá pagando o piso

"mas não negou a sua legalidade e promete honrar."

Peço um chimarrão, e torno a dizer, enquanto o Professor enche a cuia com a água chiada da térmica, se os professores e as professoras não conquistarem o piso nacional em seu governo, o Tarso se iguala aos calhordas que tentam destruir a educação por onde governam.

Não consigo ter meias palavras

"eu sei, baitasar, mas foi dado um crédito ao homem na assembléia, pelo magistério, tu também podes convir que poucos foram os que começaram seu governo discutindo e acordando um reajuste desse tamanho."

Só pesquisando, Professor, só pesquisando...

"baitasar, nós temos que parar de ficar em cima do muro com frases assexuadas do tipo (educação não é eleição, é superior a isso) ou (educação não são índices). Eu penso que educação é eleição, sim. Eleição do representante da turma. Eleição do Grêmio Estudantil. Eleição do Professor Conselheiro da turma. Eleição do Diretor(a) da escola. Eleição do Conselho Escolar da escola. Eleição do Conselho Tutelar. Eleição dos Delegados no Orçamento Participativo. Eleição do Sindicato dos Professores. Eleição do Prefeito. A eleição do Prefeito é a eleição da merenda, do uniforme escolar, do plano de carreira, dos recursos financeiros aplicados pela própria escola. A eleição do prefeito pode ser a eleição da putrefação, devassidão e suborno ou a eleição da transparência na aplicação dos recursos da cidade. A educação é a eleição dos nossos representantes até a Presidência da República.

A escola não é uma ilha.

O compromisso social da escola, nos dias de hoje, não se restringe em ensinar a ler, escrever e fazer contas. As necessidades e desafios da sociedade ultrapassam, inclusive, o compromisso social de educar seus alunos e alunas, hoje, precisamos de uma escola com o compromisso de educar pais, alunos, funcionários e professores na participação das decisões e discussões do cotidiano da nossa rua, do nosso bairro e da nossa cidade. Homens e mulheres históricos, saindo da platéia e subindo no palco para ouvirem a própria voz. A questão social não está dentro da escola, está por tudo.
A escola não é uma ilha, é o reflexo das nossas escolhas de sociedade. Precisamos nos arriscar com uma escola diferente, avistadora dos vários atores que ali vivem, durante quatro, seis, oito horas diárias. Precisamos tentar uma sociedade diferente, mais humana e menos competitiva, mais responsável com os excluídos e menos preconceituosa, mais bicicletas e menos carros, mais olhares de acolhimento e menos gritos, neste dia sairia tranqüilo para pescar, pronto pra aposentadoria.
Sem a escola, no inverno do RS, as crianças tremem de frio."

Quando o Professor retorna do sonho, devolvo a cuia do chimarrão

"aceita outro chimarrão?"

Respondo que não quero perder o sono

"isso é lenda, baitasar, em tomo chimarrão no entardecer, no amanhecer e durmo como um guri."

Agradeço, não quero me arriscar

"baitasar, às vezes é necessário."

Nenhum comentário: