domingo, 2 de setembro de 2012

a figura feminina como prêmio


Marcha contra a Mídia Machista reúne lutadoras e lutadores em Porto Alegre (fotos e vídeos)

Gabrielle de Paula (texto, fotos e vídeos)
Na tarde deste sábado, ocorreu a Marcha contra a Mídia Machista no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Cerca de 100 pessoas concentraram-se em frente ao Monumento do Expedicionário para protestar contra a mídia que se utiliza de padrões culturais machistas para vender seus produtos.
O objetivo da marcha é despertar nas pessoas a consciência de que a publicidade não têm respeitado as várias conquistas sociais da mulher. Comerciais de cerveja, de desodorantes e até marcas de lingerie, veiculam seus comerciais usando a figura feminina como prêmio para quem usa determinado produto. Recentemente, durante a cobertura dos Jogos Olímpicos, as atletas eram destacadas nas manchetes mais por seus atributos físicos do que por seu desempenho no esporte.
Para a advogada Luiza Northfleet, será difícil conquistar um espaço na mídia para esse questionamento, por isso a importância da marcha: “A gente precisa chamar a atenção das pessoas que assistem televisão sobre a questão da mídia e do machismo e assim, despertar a consciência”, afirma.

Nenhum comentário: