quarta-feira, 6 de abril de 2011

educação ambiental e práticas religiosas

Lançada Campanha “Tolerância Religiosa e a Consciência Ambiental”

Vereadora Sofia Cavedon


arte mario pepo
Em reunião com a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (6/4) a “Campanha Tolerância Religiosa e a Consciência Ambiental”. A Campanha, articulada desde janeiro quando Sofia, no exercício de prefeita da cidade, visitou Ipanema e recebeu inúmeras denúncias sobre as oferendas religiosas na beira do Guaíba, será realizada pelas congregações afro-umbandistas, com o apoio dos Movimentos que compõem a Defesa da Orla, e da Casa Legislativa.

A reedição da cartilha “A Educação Ambiental e as práticas das Religiões Afro-Umbandistas” também foi discutida e será atualizada para servir como orientadora das práticas religiosas. A realização de um Seminário, na Zona Sul da cidade, durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, que transcorrerá de 31 de maio a 06 de junho, começou a ser elaborada e tratará, entre outros temas, sobre as oferendas ecológicas.

O Grupo de Trabalho (GT) das Matrizes Africanas, formado em janeiro para discutir e elaborar propostas de preservação do meio ambiente e realização de campanhas pela tolerância religiosa, tem se reunido sistematicamente e, conforme Sofia, tem trazido ótimos resultados. “A comunidade de Ipanema tem nos informado que os resultados estão sendo positivos”, salientou a vereadora.

Participam da Campanha a Federação da Religião Afrobrasileira (Afrobras); Afro-Rito; Congregação em Defesa das Religiões Afro do RS (Cedrab/RS); Ceucab/RS; Alcucab, Fundação Moabi Caldas, Jornal Grande Axé; Pai Nilson de Oxum; Pai Rafael de Bará e Pai Pedro de Oxum.

Nenhum comentário: