quarta-feira, 8 de maio de 2013

Marcas de Leite, a ganância criminosa e o fim do sonho: não é a concorrência que faz baixarem os preços... é o formol


MP do RS revela que empresas adicionavam formol no leite para lucrar mais


MP investiga adulteração de 100 milhões de litros de leite no RS | Foto: Marjuliê Martini / Ministério Público

Da RedaçãoAtualizado às 10h11min
O Ministério Público (MP) gaúcho deflagrou na manhã desta quarta-feira (8) a operação Leite Compensado com o cumprimento de nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos municípios de Guaporé, Horizontina e Ibirubá. Conforme as investigações das Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor de Porto Alegre – que tiveram início há três meses – pelo menos 100 milhões de litros de leite teriam sido adulterados no Estado.
De acordo com o MP, cinco empresas de transporte de leite teriam adulterado o produto cru entregue para a indústria. Uma das formas de adulteração identificada é a da adição de uma substância semelhante à ureia e que possui formol em sua composição, na proporção de 1 kg deste produto para 90 litros de água e mil litros de leite.
A simples adição de água, com o objetivo de aumentar o volume, acarreta perda nutricional, que é compensada pela adição da ureia – produto que contém formol em sua composição – e é considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde.
A fraude teria sido comprovada por meio de análises químicas do leite cru, quando foi identificada a presença do formol, que mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no produto final. Com o aumento do volume do leite transportado, os “leiteiros” lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.
As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Desse montante, estima-se que um milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados. Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados da Capital apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT.
Marcas de leite 
Análise de amostras realizadas em janeiro de 2013 pelo laboratório oficial do MAPA (LANAGRO Pedro Leopoldo – MG) detectaram a presença de formaldeído em seis lotes de leite UHT da marca Italac, de Passo Fundo, em um lote de leite da empresa Lacticínios Bom Gosto (marca Líder), de Tapejara e um lote na marca Mumu da Vonpar Alimentos, em Viamão. A adulteração era realizada por cinco empresas de transporte que fazem a entrega o produto cru para a indústria.
Lotes retirados do mercado pela presença de formaldeído 
BOM GOSTO – TAPEJARA/RS – SIF 4182
Leite UHT integral
Marca Líder
Lote: TAP 1 MB
GOIASMINAS – PASSO FUNDO/RS – SIF 1369
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 05 KM3
Leite UHT semidesnatado
Marca Italac
Lote: L 12 KM1
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 13 KM3
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 18 KM3
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 22 KM4
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 23 KM1
VONPAR – VIAMÃO/RS – SIF 1792
Leite UHT integral
Marca Mumu
Lote: 3 ARC

Nenhum comentário: