quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

mendigo herói morre num mundo cada vez menos solidário

A falta de solidariedade da cidade grande



Por Demarchi
Diferentes olhares humanos em dois artigos da BBC Brasil :

1. Mendigo ‘herói’ esfaqueado morre após ser ignorado por pedestres em NY

Imagem da câmera de segurança

Segundo a polícia, pelo menos 25 pessoas passaram por Tale-Yax
Um mendigo que foi esfaqueado após tentar ajudar uma mulher em uma discussão acabou morrendo na rua, ignorado pelos transeuntes, segundo imagens captadas por câmeras de segurança de um prédio nos arredores.

O incidente ocorreu no bairro de Queens, em Nova York. De acordo com a polícia, pelo menos 25 pessoas passaram pelo pedinte esfaqueado, o imigrante guatemalteco Hugo Alfredo Tale-Yax, de 31 anos, enquanto ele sangrava em uma calçada do bairro.

Leia mais :http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/04/100427_mendigomorte_ba.shtml

2. Moradores de rua recebem protetor solar de graça na Escócia

Sem-teto pede esmola (arquivo)

Iniciativa espera tornar protetores solares acessíveis a sem-teto
Moradores de rua de Edimburgo, na Escócia, estão recebendo gratuitamente cremes com fator 30 para proteger a pele do sol.

A distribuição de protetores solares e loções pós-sol é uma iniciativa da instituição de caridade britânica Sunwise, que trabalha para reduzir o número de moradores de rua com queimaduras solares.

Devido à exposição ao sol, o melanoma maligno - ou o câncer de pele grave - é o tipo de câncer que mais cresce na Grã-Bretanha.

"Para muitos de nós, passar protetor solar é sinônimo de verão, sorvete e dias na praia. Mas, para os sem-teto, o creme é uma mercadoria de preço inacessível", diz Gordon Farquhar, diretor comercial da rede farmacêutica The Co-operative Pharmacy - responsável pelos custos da iniciativa e pelo fornecimento dos cremes.

A expectativa da Sunwise é de que a iniciativa ajude a proteger os moradores de rua contra o câncer de pele - já que a maior parte deles passa o dia a céu aberto.

Cartazes com informações sobre como os moradores de rua podem adquirir os cremes foram espalhados pela cidade escocesa. Os cremes também ficam à disposição dos sem-teto em abrigos, hospitais e postos de saúde.

Nenhum comentário: