quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

sem censura

Irã nega censura a Paulo Coelho



Por Sanzio
 
Paulo Coelho alardeou pelos quatro cantos que seus livros haviam sido proibidos no Irã.  Botou até o  Itamaraty numa saia justa, ao interpelar a embaixada do Irã em Brasília. Agora vem um desmentido oficial, inclusive com as informação de que milhões de seus livros são vendidos no país há anos. E fica-se sabendo que o autor da "denúncia" é um opositor do regime iraniano. Cada país tem o Artur Virgílio que merece:

Da Folha.com

13/01/2011 - 11h02

Irã nega ter proibido livros de Paulo Coelho no país

DE SÃO PAULO

O governo iraniano negou oficialmente na manhã desta quinta-feira ter proibido a venda de livros do escritor brasileiro Paulo Coelho no Irã.

A notícia foi transmitida à Folha pela Embaixada do Irã em Brasília, que estava sendo pressionada pelo governo brasileiro a se explicar sobre a acusação feita por Coelho em seu blog na segunda-feira.

A embaixada está avaliando a possibilidade de emitir um comunicado sobre o caso.

Paulo Coelho

Governo do Irã nega afirmação do escritor Paulo Coelho de que seus livros foram proibidos no país
Um diplomata iraniano afirmou que o relato do suposto veto causou surpresa nas autoridades de Teerã.

Segundo o funcionário, qualquer tentativa de banir a obra de Coelho seria inócua, já que milhões de livros do autor são vendidos há anos no país.

Coelho disse ter recebido a notícia da suposta proibição de seu livro por meio de seu amigo e editor em língua persa, o oposicionista Arash Hejazi.

Hejazi vive na Europa desde 2009, quando fugiu do Irã após participar do socorro à jovem Neda Agha-Soltan, morta durante os protestos ocorridos após a controversa reeleição do presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad.

A editora de Hejazi (Caravan, com sede em Teerã) continuou funcionando.

Nenhum comentário: