segunda-feira, 23 de maio de 2011

o rs na pauta digital

Semana histórica para a comunicação digital no RS



Essa semana merece uma atenção política de quem tem interesse em aproveitar a tecnologia para democratizar a comunicação e em usar a comunicação digital para democratizar as relações sociais – que é, em qualquer dos casos, o objetivo final -, especialmente no Rio Grande do Sul.



Terça acontece o primeiro dos dois eventos a que quero me referir. Esse, uma iniciativa do governo gaúcho, que vai lançar o site através do qual a sociedade vai poder interagir diretamente com seu governador. A forma como isso vai funcionar nos será apresentada em seus detalhes, mas sabe-se que é um momento histórico, em que as possibilidades da internet, aparentemente tão óbvias, vão ser aproveitadas para fortalecer a cidadania.

O lançamento do Gabinete Digital vai ser na terça-feira, dia 24, às 17h. Pode ser conferido pelo http://www.gabinetedigital.rs.gov.br/



Três dias depois, é a vez do I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS, de 27 a 29 de maio (http://blogprogrs.com.br/). Desse sou um pouco suspeita pra falar, já que faço parte da organização.
Se bem que, justamente por isso, sei da motivação e da vontade que dê certo. E dar certo não é juntar gente e virar notícia. A gente sabe que virar notícia é difícil, já que nosso mote principal é a democratização da comunicação, o que passa pela quebra de oligopólios daqueles que fazem as notícias.

Dar certo, pra gente, é dar resultado político, é pressionar para a execução de políticas de democratização da comunicação e fortalecimento dos meios digitais.

Nosso movimento surge da tentativa de consolidar a blogosfera como um meio de comunicação democrático e respeitado. Que a internet possa ser utilizada pra ampliar as vozes. O que a gente quer é garantir condições para que a comunicação digital seja instrumento para democratizar a comunicação. E, com isso, democratizar a sociedade.

Talvez a gente cometa alguns erros no meio do caminho, não sei. Da mesma forma que a nossa atividade como blogueiros, a organização do #BlogProgRS não é nossa atividade principal, porque não é o que nos sustenta. Justamente por isso, talvez algumas coisas não saiam exatamente como a gente planejou.

Mas e daí? O importante é que nos dedicamos para que desse certo. Já deu. O #BlogProgRS ainda nem aconteceu, mas já faz parte do movimento nacional que está entrando pra história ao promover esse debate de blogueiros e blogueiras pela democratização da comunicação.

Nenhum comentário: