segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

trégua permanente na Espanha

ETA anuncia trégua permanente na Espanha

Sul21

Jorge Seadi

O grupo separatista basco ETA anunciou nesta segunda-feira (10) um cessar-fogo permanente e geral. O comunicado oficial do grupo foi entregue à redação do jornal basco Gara, tradicional meio de comunicação usado pela organização armada para anunciar suas ações. O comunicado foi divulgado na página da internet do jornal com a colocação de um vídeo (abaixo), também enviado pelo grupo. “O ETA decidiu fazer um cessar-fogo permanente e geral que poderá ser acompanhado pela comunidade internacional”, afirma o texto.

Publicada em espanhol, inglês e euskera, a nota afirma ainda que “este é um compromisso firme do ETA com um processo de solução definitivo e com o final do controle armado”. Em 5 de setembro do ano passado, o ETA anunciou a suspensão de suas ações armadas e desde lá não aconteceu nenhuma ação armada do grupo. O último atentado cometido pelo ETA, em solo espanhol, aconteceu há 17 meses.
O grupo também faz um apelo as autoridades da Espanha e da França para “abandonar para sempre a repressão”. E completa dizendo que o “ETA não será obstáculo para levar o processo democrático”. O ETA espera, com estas declarações, “a solução justa e democrática para o secular conflito político”.

Em 40 anos de existência, o ETA foi responsável por atos terroristas que resultaram em 829 mortes. O cessar-fogo é resultado da pressão do partido Batasuna, colocado na ilegalidade desde que foi confirmada a ligação com o ETA. Com a trégua, o partido acredita que poderá voltar à legalidade.



Com informações do Terra e El Mundo

Nenhum comentário: