quarta-feira, 8 de junho de 2011

lembram do Coojornal? Virou livro... uma pena que não continuou jornal

História do Coojornal ganha livro e documentário



O livro “Coojornal – um Jornal de Jornalistas sob o Regime Militar” será lançado nesta quinta-feira (9), às 19 horas, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Além do livro de 272 páginas, reunindo 33 reportagens do Coojornal, será mostrado o documentário de uma hora de duração que acompanha o livro. Na sexta, haverá um debate reunindo antigos integrantes da Cooperativa dos jornalistas de Porto Alegre, como Elmar Bones, José Antônio Vieira da Cunha, Ayrton Centeno e Jorge Polydoro. De 9 a 15 de junho, estará aberta uma exposição de capas do mensário, Vestíbulo Nobre da Assembleia.

As reportagens do livro refletem o Brasil da segunda metade dos anos 1970 e a luta pela redemocratização do país. Tratam de temas como Anistia, sequestro dos uruguaios, a revolução da Nicarágua, as ditaduras militares do Uruguai, Argentina e Bolívia, as greves do ABC paulista, a guerrilha do Araguaia, os cassados pelo regime militar, a prática da degola nas revoluções gaúchas e documentos secretos do Exército sobre o combate à guerrilha, além de perfis de Golbery do Couto e Silva, José Lutzenberger, Teixeirinha e Dom Vicente Scherer.
As reportagens são de autoria de nomes como Elmar Bones, Caco Barcelos, Licínio Azevedo, Eduardo Galeano, André Pereira, Geraldo Hasse, Luiz Cláudio Cunha, Hamilton Almeida Filho, Palmério Dória, Eduardo Bueno, Juarez Fonseca, Zélia Leal, Rafael Guimaraens, Ayrton Centeno e vários outros, além de fotos de Daniel de Andrade, Luiz Eduardo Achutti, Eduardo Tavares, Ricardo Chaves, Jacqueline Jones, Eneida Serrano, Roberto Silva e Luiz Abreu. O livro traz ainda charges, cartuns, caricaturas e textos de humor de Edgar Vasques, José Guaraci Fraga, Santiago, Juska, Batsow, Pedro Sosa, Ferre e muitos outros humoristas daquela geração.



“Coojornal – um Jornal de Jornalistas sob o Regime Militar” é editado pela Libretos, com patrocínio cultural da Caixa Econômica Federal e da Petrobras e apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul/Drpac.

(*) As informações são da Editora Libretos

Nenhum comentário: