quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

COMÍCIO DA CENTRAL DO BRASIL - 1964

O golpe de 1964 ocorreu devido ao repúdio dos militares e das classes dominantes às políticas que eles interpretavam como sendo de esquerda. As principais políticas que desencadearam o golpe foram em relação à proposta de implantação de um conjunto de reformas, especialmente a reforma agrária, que traria como consequência imediata a divisão das grandes propriedades (latifúndios); e a implantação da Lei de Remessas de Lucro, que aumentava o rigor em relação à contabilidade das empresas internacionais e obrigava as mesmas a investir parte desse dinheiro no Brasil.

A Reforma Agrária jamais aconteceu de fato no Brasil, mas concordamos que ela deva acontecer? É necessária?

E fazer a tal Reforma Agrária seria virar Cuba, China ou reviver a extinta URSS? Na medida em que a história e os personagens se afastam do seu epicentro, podemos olhar com mais precisão sobre os fatos. E me parece que esses grupos econômicos e políticos e militares golpistas de 64 querem permanecer no poder eternamente. Quando não conseguem, fazem nascer um bode na sala. Em 64, o bode na nossa sala da democracia foi o comunismo!

E a Lei das Remessas de Lucro? Dá para começar a entender os envolvimentos empresariais? Mais abaixo, neste blog, tem a indicaçào de um documentário sobre um desses empresários.

Dá para entender a lógica das privatizações no governo FHC?

E por que essa imprensa jamais fez a grande discussão-reflexão sobre sobre as causas do golpe de 1964? Mas tirando o bode da sala, certo?

Respeito os militares como uma instituição do nosso País, mas vão continuar deixando se manipular? Lembram do slogan "Brasil - Ame-o ou Deixe-o"; no governo FHC, bem que poderíamos criar algo similar "Brasil - Ame-o ou Venda-o". Esse é o nacionalismo das Forças Armadas Brasileiras? Não acredito!

Escutem o discurso do Jango! Parece que mudou muito pouco...

É fundamental que diversifiquemos as nossas fontes de informação, do contrário, sempre seremos manipulados!

Maromar

Nenhum comentário: