terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Documentário Cidadão Boilesen

Estou publicando este email como recebi, pois noto que "muita gente poderosa" anda saudosa dos tempos da ditadura. O trailer deste documentário foi publicado neste blog no dia 28/12/09. É só procurar...

Dica imperdível de cinema: Cidadão Boilesen, documentário que conta como o empresariado financiou a Operação Bandeirante (OBAN), principal órgão de repressão da ditadura militar brasileira. Através da surpreendente vida do ex-presidente da Ultragaz Henning Boilesen, assassinado pela guerrilha em 1971, o documentário revela a ligação política e econômica entre civis e militares no combate à luta armada. Com dezenas de entrevistados (as), vasto material iconográfico e inéditos documentos até então secretos, Cidadão Boilesen discute o período mais brutal da recente história brasileira.


Atenção povo, fui hoje assistir a esse documentário no Cine bancários e achei bem importante e muito interessante a forma como realizaram o mesmo. Além de falarem da ligação do empresariado com a ditadura militar, assunto esse jogado para debaixo do tapete e por isso pouco falado, ali citam nomes e há vários relatos, tanto dos militantes da esquerda que participaram e foram torturados como dos lambedores de sangue dos porões: Fleury, Brilhante Ulstra e outros. O filme foca a vida e o tempo de Henning Albert Boilesen, dinamarquês naturalizado brasileiro, estava intimamente ligado a Oban, grupo paramilitar criado pelo II exército para combater os guerrilheiros (as) que lutavam contra a ditadura militar brasileira.


O filme é dirigido por Chain Litewski, traz revelações históricas através de entrevistas com Celso Amorim, Jarbas Passarinho, Fernando Henrique Cardoso, Erasmo Dias, Dom Paulo Evaristo Arns, Coronel Brilhante Ulstra, Eugênio da Paz (guerrilheiro sobrevivente que deu o tiro de misericórdia no monstro Boilesen), Henning Boilesen Jr. e muitas outras pessoas, entre militares, historiadores e ex-combatentes. Também conta com imagens do acervo particular da família, documentos do SNI, da CIA e da embaixada britânica, revelando fatos guardados a sete chaves até hoje.


O preço da sessão é de 5 pilas e para quem tem carteira de estudantes paga a metade e também não precisa disputar as cadeiras, pois poucas pessoas vão assistir. O Cine bancários para quem não sabe fica na General Câmara e o filme fica até o dia 24 deste mês.


Pergunta que tem haver com o início do filme: você sabe quem foi a pessoa a qual deram o nome a sua rua?

Nenhum comentário: