segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PAULO FREIRE

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"

Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante. Ninguém lê ou estuda autenticamente se não assume, diante do texto ou do objeto da curiosidade a forma crítica de ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura, sujeito do processo de conhecer em que se acha. Ler é procurar buscar criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão. Da compreensão e da comunicação.

Acima, um pequeno fragmento da carta de Paulo Freire aos professores. Você pode encontrar a carta clicando AQUI.

Foi um educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
Em 1964, Paulo Freire foi encarcerado como TRAIDOR, por 70 dias, pelo regime militar. Logo em seguida, foi mandado para o exílio, retornando em 1980.

Leia mais sobre esse Grande Brasileiro... clicando AQUI.

Nenhum comentário: