quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

enfim, a cpi(?)

Instalada hoje na Câmara de Porto Alegre, CPI da Juventude deve funcionar em 2011


Sul21



Luiz Braz (C) presidirá a CPI da Juvenutde / Foto Tonico Alvares / Divulgação CMPA

Nubia Silveira

Foi instalada na manhã desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal, a CPI da Juventude, que investigará supostas irregularidades na secretaria municipal da Juventude. Os 13 vereadores de 10 partidos, que integram a Comissão, escolheram o tucano Luiz Braz para a presidência, o peemedebista Idenir Cecchim para a vice-presidência e o democrata Reginaldo Pujol para a relatoria.

A CPI vai investigar a contratação de uma empresa de sonorização sem licitação, contratos firmados com entidades privadas para gerir o ProJovem e ainda o repasse de R$ 530 mil à Associação de Moradores da Vila Tronco para a coordenação do Projeto Quilombos da Juventude.

Como a Câmara entrará em recesso, os vereadores encaminharam um requerimento ao plenário, solicitando a prorrogação dos trabalhos, que devem continuar em 2011. Também requerem a suspensão das atividades até o dia 3 de janeiro, apesar de não terem ainda decidido se a Comissão funcionará durante o recesso, e uma visita ao Ministério Público Federal. O documento foi votado na sessão plenária de hoje e aprovado.

O vereador petista Engenheiro Comassetto questiona a composição da Comissão, em requerimento que deverá ser encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para análise. Ele afirma que foram feitas manobras para que a CPI tenha 13 e não 12 integrantes e para que os dois principais cargos da Comissão ficassem com a situação. Para Comassetto, a CPI nasceu errada: “Alguém tem dúvida dos resultados da CPI? Vai dar em pizza”.

Em meio à dicussão ocorrida em plenário, João Dib (PP), o decano dos vereadores, criticou a forma como a Comisão foi instalada. Ele lembrou que, segundo legislação federal, a Comissão “se encerra com o término da sessão legislativa”. Dib afirma que não há necessidade de instalar uma Comissão, pois as supostas irregularidades vem sendo investigadas pelos órgãos competentes. E concluiu: “Devemos continuar trabalhando pelos interesses da Cidade”.

Além dos vereadores Braz, Cecchim, Pujol e Comassetto faz parte da CPI Mauro Pinheiro (PT), Bernardino Vendrusculo (PMDB), Fernanda Melchionna (PSOL), Airto Ferronato (PSB), João Antonio Dib (PP), Nilo Santos (PTB), Paulinho Rubem Berta (PPS), Tarciso Flecha Negra (PDT) e Waldir Canal (PRB).

Com informações da Assessoria de Imprensa da CMPA

Nenhum comentário: