quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

o Baitasar assina embaixo e avisa que não vai mais até a banca, "Cansei!"

O jeito Folha de fazer jornalismo


Fiquei na dúvida se eu estava no site certo, se não tinha sido conduzida a um pop-up que me enchesse o computador de vírus. Dei uma conferida no cabeçalho do site, eu continuava na Folha.com.

Depois de tanta polêmica sobre diploma pra jornalista e o escambau, a Folha tenta provar que realmente, para fazer o “jornalismo” que a nossa grande imprensa faz, não precisa de estudo nenhum. Um cursinho básico de Ctrl+c Ctrl+v é suficiente. Afinal, para receber os telegramas do Wikileaks e publicar na íntegra, EM INGLÊS, sem tirar nem as marcas características desse tipo de comunicação, rápida e de pouco espaço, que agora só prejudicam a leitura, qualquer um.

Hoje vi isso pela segunda vez. Semana passada já tinha feito um acesso semelhante e me surpreendido. Antes que me chamem de mentirosa, repasso alguns links:

Brasil demonstra ‘imaturidade política’ e paranoia sobre Amazônia; leia em inglês

Segundo telegrama, Brasil demonstra ‘ambivalência’ a respeito dos EUA; leia em inglês

De mensalão a etanol, telegrama contextualiza Brasil para secretário; leia em inglês

Vai ver a Folha anda cortando pessoal. Um jeito de fazer jornalismo um tanto parecido com aquele “novo jeito de governar”, também conhecido como “choque de gestão”.

Nenhum comentário: