terça-feira, 26 de julho de 2011

chega de guerra fiscal!

Modelo de incentivos baseado na guerra fiscal está esgotado, diz Tarso



Até o final de agosto, o governo estadual deverá finalizar uma proposta a ser enviada à Assembleia Legislativa definindo um novo modelo de atração de investimentos para o Estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo governador Tarso Genro, durante almoço com colunistas políticos da imprensa gaúcha no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Em linhas gerais, a nova proposta prevê a adoção de incentivos com foco territorial, priorizando a metade sul do Estado, em especial setores ligados à indústria de petróleo e gás e também à indústria oceânica. Os incentivos não serão exclusivamente para a metade sul, mas essa região terá uma atenção especial do governo do Estado, disse Tarso Genro.

Neste novo modelo, o governo gaúcho privilegiará investimentos que envolvam transferência de tecnologia e parcerias com empresas locais. “Vamos criar um fundo de estímulo a investimentos locais que vai liberar recursos para novos investimentos no Estado. A ideia do novo projeto é criar as condições para disseminar investimentos pelo Rio Grande do Sul, segundo uma distribuição territorial mais adequada”, enfatizou o governador. Os mecanismos técnicos para isso, acrescentou, estão sendo desenhados e devem ficar prontos até o final de agosto. “A proposta que vamos apresentar parte de um diagnóstico de que o atual modelo de incentivos, baseado em uma guerra fiscal devastadora, está esgotado”, resumiu. Tarso Genro assegurou ainda que o governo vai respeitar os contratos de incentivos existentes e que eles só sofrerão alguma mudança mediante negociação e concordância das partes envolvidas.

O governador também anunciou a criação de uma rede estadual de qualificação de mão de obra, em uma parceria do governo do Estado com empresas, universidades e escolas técnicas federais. “Não queremos apresentar mais cursos para manicure e cabeleireiro”, explicou. “Esses cursos já existem em número suficiente. O que precisamos agora, de modo mais urgente, é cursos para soldadores, para técnicos na área química, para operadores de máquinas de alta tecnologia e de máquinas pesadas”.

O governo também pretende investir na formação de uma Escola de Governo, envolvendo as universidades, com o objetivo de formar mão de obra qualificada para o Estado. Essa escola, detalhou, funcionará como uma rede de formação aproveitando estruturas físicas já existentes no Estado.

No encontro com os jornalistas, Tarso Genro respondeu a uma bateria de perguntas sobre a economia gaúcha, educação, segurança pública e previdência, entre outros temas. O governador disse que pretende repetir esse tipo de conversa, que durou mais de uma hora em tom bastante informal e colocou-se à disposição para outros encontros desta natureza.

Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Nenhum comentário: