quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

o pirata carapááálida do olho de vidro e da cara de pau


Valter Sanches: Os jornais tradicionais desinformam intencionalmente a sociedade, pois não gostam da democracia, especialmente na comunicação



dezembro 1st, 2013 by mariafro




Por Valter Sanches em seu Facebook

01/12/2013

Os jornais tradicionais desinformam intencionalmente a sociedade, pois não gostam da democracia. Especialmente na comunicação. Qualquer mínima iniciativa fora do seu controle é fortemente combatida. Com mau jornalismo e mentiras. E se recusam a se corrigir. Abaixo, a carta que enviamos à ombudsman da FSP, devidamente ignorada na sua coluna de hoje:

“Prezada Suzana Singer,
Encaminho abaixo carta do diretor do Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e presidente da Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho com comentários a respeito de matéria publicada ontem (26/11) pela Folha de SP sob o título “Anatel autoriza nova antena que ampliará alcance da TV da CUT”.
Atenciosamente,
Patrícia de Paula
Coordenadora de Assessoria de Imprensa
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
(11) 4128-4253 / 4061-1066


São Bernardo do Campo, 27 de novembro de 2013

Prezada Suzana Singer/Ombudsman – FSP,

Em relação à matéria publicada no último dia 26 de novembro (Folha de SP, caderno Poder, pág. A11) a Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho gostaria de esclarecer questões fundamentais que não foram abordadas no texto:

- A transferência das antenas de transmissão da TVT de São Caetano do Sul para a Av. Paulista faz parte de um replanejamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a Região Metropolitana de São Paulo, no processo de antecipação da digitalização das TVs, que envolveu todas as entidades e empresas de comunicação televisiva. Para a realização deste replanejamento, foram realizadas reuniões entre a Agência, o Ministério das Comunicações e as entidades nos dias 1º e 2 de abril de 2013.

- Pelo acordo feito com a Fundação durante esse processo, a TVT – que teria direito a duas geradoras (uma em Mogi das Cruzes e outra em São Caetano do Sul), cada uma com dois canais (um analógico e outro digital) – abriu mão da geradora de Mogi das Cruzes (que será transformada em retransmissora) e dos canais analógicos, ficando apenas com a geradora de São Caetano. E recebeu autorização para cota deslocada para a antena da Av. Paulista, procedimento comum e que já é autorizado e utilizado por inúmeras emissoras. A Fundação aguarda desde Julho de 2012 essa autorização. Na verdade, desde 1987, data do nosso primeiro pedido de concessão.

- Desconhecemos a existência de qualquer documento interno da Anatel desaconselhando os procedimentos. Essa informação nos causa estranheza, uma vez que os técnicos da Agência não só estavam presentes às reuniões como as coordenaram.

- Nos causa estranheza, da mesma forma, as motivações que moveriam uma suposta fonte do jornal na Anatel, tentando apontar uma irregularidade técnica no processo de implantação de uma TV Educativa como a TVT, única outorgada a um Sindicato de trabalhadores. Talvez, para alguns, haja uma inconformidade com um mínimo – e ainda muito tímido – processo de democratização do espectro da radiodifusão no Brasil, que representamos.

Valter Sanches
Diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e presidente da Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho

Nenhum comentário: