A rica experiência de 8 anos do CDES
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão de assessoramento da Presidência da República, está completando oito anos de atividade. Neste período, empresários, trabalhadores, professores universitários, movimentos sociais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade em geral debateram uma agenda de desenvolvimento para o país. Quem participou das reuniões e seminários promovidos pelo CDES teve a oportunidade de conhecer uma experiência ousada e original de participação da sociedade no assessoramento do presidente da República.
O Rio Grande do Sul terá a oportunidade de conhecer esse tipo de prática a partir de 2011, com a instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social em nível estadual pelo governo Tarso Genro. O desafio de coordenar a instalação do CDES gaúcho está nas mãos de Marcelo Danéris.
Infelizmente, a imensa maioria dos debates do CDES foi ignorada pelos meios de comunicação, o que privou a população de ter acesso a informações e debates valiosos sobre problemas do Brasil e propostas para superá-los. O CDES produziu um vídeo de 12 minutos para fazer um balanço deste período e mostrar um pouco do que foi feito. Dá uma ideia do tipo de debate e espaço de participação que pode ser aberto aqui no Estado a partir de janeiro. A direção é de Maria Velloso, com roteiro de Katarina Peixoto, edição de André Oliveira e locução de Clarissa Pont.
Nenhum comentário:
Postar um comentário