sexta-feira, 23 de setembro de 2011

um blogueiro imoderado moderador - PHA

E o Brasil ?
Gustavo Franco é comprador


Este ansioso blogueiro participou nesta quinta-feira de um seminário em Brasília com o Nassif, do Blog, e Gustavo Franco, presidente do Banco Central no Governo FHC.

O ansioso blogueiro desempenhou o papel de imoderado moderador.

E fez algumas perguntas a Franco, sem dúvida um dos mais cultos e preparados dos colaboradores do Farol de Alexandria – e, por isso, faz do Cerra conceito muito parecido com o deste ansioso blogueiro (clique aqui para ler o que Maria Inês Nassif pensa do Cerra).

Franco foi quem comandou a operação PROER de salvar os depositantes de bancos quebrados.

(As respostas não são literais.)

- Por que o Governo americano não fez um PROER para proteger os depositantes e tomar os bens dos donos dos bancos ?

- Porque nos Estados Unidos a lei protege os donos e os administradores. Por isso eles continuaram a ganhar dinheiro, mesmo com os bancos quebrados. O que houve lá foi salvamento, mesmo.

- E por que não fazem na Europa ?

- Na Europa tem um complicador. O Estado participa muito dos bancos. E, aí, quando o banco entra em crise, o problema passa a ser, também, um problema fiscal, ou seja, de contas públicas.

- Quer dizer que não temos o que ensinar a eles …

- Temos uma outra experiência interessante. Entre 1993 e 97, realizamos quatro rodadas de negociação das dívidas dos Estados brasileiros e bancos estaduais. O que fizemos foi renegociar a dívida,  esticar prazos, em troca de um papel aceito em toda a Federação: o título do Tesouro brasileiro.  A Europa teria que ter um único emissor e um título “federalizado”, que todos aceitassem. É muito mais complicado.

- E essa crise vai chegar aqui como uma marolinha ou um marolão ?

- Não vejo nenhum sinal de nervosismo. Por exemplo, na captação dos bancos, que poderia ser um primeiro sinal de preocupação. Não vejo o perigo que houve em 2008, que foram aquelas empresas não bancárias que fizeram um seguro contra o câmbio sem que fossem seguradoras. Veio o sinistro, a mudança no câmbio, e elas quase quase quebraram. Foram salvas pelo BNDES.

-Você é comprador ou vendedor ?

- Sou comprador. As ações brasileiras estão muito baratas.

Recomendei à plateia que não assistisse à Miriam Leitão no Bom (?) Dia Brasil desta sexta-feira porque ela anunciaria o fim do mundo.

Fui delirantemente aplaudido por uma plateia de mil participantes de um Congresso da Sicoob.

Eu tinha acabado de descobrir um novo fecho para as minhas palestras.

Em tempo: como previsto, no Bom (?) Dia Brasil desta sexta-feira, a Urubóloga anunciou o fim do mundo. Tudo começou com uma “reportagem” em que construía uma nova Teoria Econômica: como a alta de um dia do dólar se propaga pela cadeia de preços. De tal forma, ao chegar hoje ao super mercado, a dona de casa, em Caruaru, perceberá um aumento de 100% no preço da farinha de mandioca. São uns jenios !

Em tempo 2: clique aqui para ler: G-20 reunido no FMI, em Washington reafirma compromisso de evitar o fim do mundo da Urubóloga.


Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário: