sexta-feira, 29 de outubro de 2010

a contribuição decisiva da imprensa para o esgotamento de todos

ELEIÇÕES 2010


Com a paciência esgotada

Por Luciano Martins Costa

Às vésperas do segundo turno da eleição para a Presidência da República, os jornais abrigam citações dando conta de que ninguém mais aguenta os discursos, os factóides e as discussões de campanha. Esta seria, segundo algumas análises, a causa do aumento no número de eleitores que se declaram indecisos ou adeptos do voto nulo ou em branco.

Segundo o instituto Datafolha, o índice de pessoas que não pretendem dar o voto a nenhum dos dois candidatos subiu de 2% para 5% entre as duas últimas pesquisas, enquanto o total de indecisos subiu de 3% para 8%.

Esses indicadores apontam a possibilidade de que muita gente se anime a viajar para a praia ou para o campo no sábado (29/10), aproveitando o prolongamento do feriado de 2 de novembro.

No Rio de Janeiro, o governo do estado mudou o feriado do Dia do Servidor Público Estadual de quinta para a segunda-feira (1/11), o que, segundo os jornais, deve estimular os eleitores de renda mais alta a se ausentar no dia da votação. Segundo a Folha de S.Paulo, essa medida tenderia a reduzir a votação nos bolsões da Zona Sul do Rio, onde se concentram os eleitores de José Serra.

Direito ao voto

Há de tudo nas análises, mas o ponto comum entre elas é certo esgotamento com o debate superficial e a baixaria que marcaram a campanha neste segundo turno.

Depois de contaminada pela questão do aborto, que foi artificialmente amplificada pela própria imprensa, a disputa se enredou em denúncias de corrupção lançadas e requentadas diariamente, e em nenhum momento o debate se aproximou das eventuais idéias que os contendores possuem para seus planos de governo. Promessas e acusações mútuas encerram o espetáculo.

Nesse estado de espírito, o eleitorado aguarda o último debate, marcado para esta sexta-feira na Rede Globo – depois da novela, claro. É bastante provável que, nesse horário, muitos deles já estejam em seus carros ou nas filas dos aeroportos, viajando para longe das urnas.

Na segunda-feira, 1º de novembro, a imprensa vai provavelmente registrar os altos índices de abstenção e alertar para o risco que corre a democracia quando a população se desinteressa do direito ao voto – sem tocar na hipótese de que a própria imprensa, ao estimular a baixaria, teria contribuído para o desânimo do eleitor.
-
O blog do mauro pergunta aos amigos e amigas que nos visitam, como manter uma discussão sólida e fundamentada em propostas programáticas quando temos um candidato que não quer fazer essa discussão? É levantar o telefone do gancho ou abrir nossos e-mails e as obscenidades entram em nossas casas: terrorista, assaltante de banco, aborto, nasceu na Polônia, Erenice, etc, etc, etc... Como é possível manter a discussão programática quando somente um dos lados precisa dar respostas para essas questões à mídia isenta e responsável, deste País?
A Idade das Trevas é quando nos tiram das discussões que nos interessam com a boataria do medo, desinformando e radicalizando o debate entre certo e errado.
A nossa luta é pela informação!
As decisões... que as pessoas tomem depois de corretamente informadas dos fatos em discussões apaixonadas, equilibradas, acalouradas, frias, mas com o contraditório presente não apenas no debate, na polêmica, que o contraditório se faça presente na divulgação dos fatos.
É pedir muito a #globomente... a #rbsconde?
Talvez seja querer o que essa gente não tem pra dar ou não quer... você escolhe.
É por isso que esse blog existe.

Nenhum comentário: