sábado, 6 de novembro de 2010

ainda o fhc... pra quem duvidava

Pont quer frente parlamentar Refap 100% Petrobras


Marco Aurélio Weissheimer


O deputado Raul Pont, vice-líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa gaúcha, defendeu quarta-feira (3) a criação de uma frente parlamentar pela retomada do controle pleno, pela Petrobras, da Refinaria Alberto Pasqualini, localizada no município de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre. Pont argumentou que a acionista minoritária Repsol vem se opondo a investimentos na ordem de R$ 1,6 bilhão para a construção de uma unidade de tratamento de óleo diesel. “Com isso, a Refap perde competividade, a região perde investimentos e os trabalhadores perdem novas oportunidades de emprego”, assinalou o deputado. Deputados de diversas bancadas já aderiram à proposta. O próximo passo, anunciou Pont, será buscar o apoio dos prefeitos da Região Metropolitana. O parlamentar pretende realizar nesta próxima semana a primeira audiência pública para tratar do tema.


As dificuldades enfrentadas pela Refap tiveram origem na venda de 30% dos ativos da empresa para a hispano-argentina Repsol durante o governo FHC. O processo de privatização foi estancado pelo governo Lula, mas os reflexos da venda das ações ainda estão presentes, culminando, neste ano, com a possibilidade de a refinaria perder investimentos de R$ 1,6 bilhão, previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Os projetos ainda não foram iniciados porque a Repsol, na condição de acionista minoritária, usa seu poder de veto nas instâncias administrativas da Refap, opondo-se ao investimento. Com isso, a refinaria corre o risco de perder a obra que iria garantir a redução dos níveis de enxofre no diesel, adequando sua a produção aos padrões internacionais de controle ambiental.

Pont acredita que é possível reverter o quadro, desde que a Petrobras recompre as ações da Repsol que, em outubro, já passou adiante 40% delas. “Esta é uma oportunidade para que a Petrobras retome o controle pleno da Alberto Pasqualini. Trata-se de uma ação fundamental para fortalecer a Refap e prepará-la para os desafios da exploração do pré-sal”, salientou o líder petista. Prevista para durar três anos, a construção da unidade de tratamento de óleo diesel deverá gerar quase quatro mil empregos diretos só dentro da Alberto Pasqualini. Com o conteúdo nacional mínimo estipulado em 70%, a obra deverá ter também efeito multiplicador na cadeia de fornecedores no estado e no País. “Estamos perdendo a possibilidade de gerar milhares de empregos com estas obras”, alertou o parlamentar. (As informações são da assessoria de imprensa da bancada do PT na AL/RS)

----

Essa postagem do blog do mauro vai pra todos e todas que achavam exagero essa coisa de o petróleo do pré-sal é nosso, blablablablabla.... o serra e fhc não querem vender, blablablabla... já tinham começado a vendição. E para os nossos irmãos argentinos, é ruim hein.... se faz de surdo quem quer, não conheço e nem acredito em governos perfeitos, mas alguns tem vocação pra sacanear o povo... você não se sente sacaneado? Ah! Então continua comprando na banca e assinando aquela revista...

Nenhum comentário: