sexta-feira, 26 de novembro de 2010

o poder é perigoso meu cumpadre

E se os maragatos fossem os vencedores?

Diário Gauche



Se os maragatos - representantes do regime agropastoril exportador do século 19 - tivessem vencido a cruenta revolução burguesa de 1893-95, o Rio Grande do Sul, hoje, seria uma espécie de Grande Dom Pedrito, um dos rincões mais pobres e atrasados da Campanha fronteiriça guasca. E o nosso simpático Gildo de Freitas (no vídeo) seria incensado como a vanguarda da expressão cultural e artístico/musical da República de Dom Pedrito e Rio Grande.

Em Tempo: quero dizer que - mesmo assim - sou um admirador discreto do trovador Gildo, ele preserva traços de manifestações culturais atávicas, perdidas em algum lugar entre a península Ibérica e a velha África, mescladas com registros charruas e senso comum periférico.

Já o Mano Lima (abaixo) é a brutalidade in natura, um autêntico outsider campeiro. Na República de Dom Pedrito ele seria admirado em silêncio, uma vez que tem alma de potro redomão e não índole de boi-de-canga, como preferem os barões (parasitários) do latifûndio pedritense.



"Temo muito acadelado, meu cumpadre..." - é uma frase definitiva de Mano Lima, nesta música rude.

Pode se constituir numa epígrafe motivadora para quem um dia for escrever o balanço sócio-histórico-antropológico do quadriênio tucano-yedista-de-fracassos no Rio Grande. Período esse, quando o estado guasca resvalou rápido para ser a Grande Dom Pedrito, dos melhores sonhos maragatos, e dos piores pesadelos de todos nós.

Nenhum comentário: