terça-feira, 30 de novembro de 2010

instituto federal de educação em porto alegre... esse lula é bão!

Antigo prédio da Ulbra sediará campus do Instituto Federal de Educação no centro de Porto Alegre

O juiz da Vara Federal de Canoas, Daniel Luersen, acolheu, dia 29 de outubro, o pedido de adjudicação do prédio ocupado pela Ulbra no centro de Porto Alegre (rua Coronel Vicente, 281) em favor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (antiga Escola Técnica da UFRGS). Assim, o prédio da Ulbra Saúde e o anexo do edifício garagem, na Voluntários da Pátria, serão transferidos para o IFRS. O imóvel de propriedade da Ulbra encontrava-se penhorado por dívidas fiscais com a União e servirá de sede do Campus Porto Alegre do instituto.

A partir de março de 2011, o Instituto Federal já deve estar ocupando as 31 salas de aula existentes no prédio da Ulbra Saúde, abrigando, em um primeiro momento, os cursos de Contabilidade, Secretariado e Administração. Os 2 mil alunos do IFRS em Porto Alegre estudam provisoriamente, desde 2008, no prédio da antiga Escola Técnica de Comércio da UFRGS. Com o novo prédio, a instituição pretende ampliar sua capacidade para 3,5 mil alunos nos próximos anos.

Entrevistei hoje o diretor do Campus Porto Alegre do IFRS, Paulo Roberto Sangoi, para o Adverso, da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Adufrgs Sindical). O professor Paulo Sangoi e seu vice-diretor, Julio Xandro Heck, estavam muito entusiasmados com a novidade e, principalmente, com o que ela significa em termos de fortalecimento da instituição. O Campus Porto Alegre do IFRS oferece hoje 15 cursos técnicos entre presenciais e à distância, além do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos), pós-graduação e cursos de extensão e capacitação profissional, bem como oficinas e cursos voltados para pessoas com necessidades especiais. A partir do segundo semestre de 2010, a escola também iniciou a oferta de quatro cursos superiores.

Sangoi disse que é impressionante o crescimento da demanda por cursos técnicos de formação profissional. Nunca antes na história deste país, brincou, o governo federal investiu tanto nesta área. A instalação do Campus do instituto no centro de Porto Alegre deverá mudar todo o entorno daquela área. Serão mais de dois mil alunos circulando diariamente pelo prédio. “A comunidade de Porto Alegre terá um dos maiores Campus dos IFs do Brasil”, anunciou Sangoi.

Nenhum comentário: