sexta-feira, 19 de novembro de 2010

facebook

Opinião:
Por que o Facebook Messages é a pior coisa que poderia ter ocorrido

IDG NOW

Por PC World/EUA
Mensagens que não podem ser apagadas, ausência de campo de assunto, inclusão automática de 'amigos'... Quais são mesmo as vantagens?

O Facebook anunciou na segunda-feira (15/11) que seu novo sistema de mensagens transforma em fumaça a linha que separa o e-mail e a rede social. Mas esta decisão é a pior coisa que poderia ter acontecido.

O Facebook afirmou que vai oferecer seu novo sistema de mensagens aos poucos, nos próximos meses. Mark Zuckerberg, do Facebook, disse que o novo sistema está muito distante de ser um substituto para o e-mail, mas que em termos de conforto está bem perto disso.

Eis por que você deveria ficar longe, bem longe, do Facebook Messages.

Você não pode apagar as mensagens

Pode acreditar nisso? É como se seu pior pesadelo se tornasse realidade. Você nunca - nunca - será capaz de esquecer aquela mensagem que escreveu para sua ex-namorada ou ex-namorado quando estava bêbado naquele fatídico ano-novo (porque, adivinhe, as mensagens de texto e de chat estão todas integradas!).

Para ser honesto, temos que lembrar que o Facebook afirma que, embora não seja possível apagar mensagens individuais, você poderá arquivar ou apagar de forma permanente threads inteiras. Se você arquivar a thread, ela ainda existirá (oculta), mas se você apagá-la, ela sumirá para sempre.

Pelo menos é o que diz o Facebook - pelo que sabemos, quando você tentar apagar uma thread de mensagens, a foto do seu amigo aparecerá na tela, com uma mensagem que diz "Lisa sentirá falta dessa mensagem se você a apagar :(".

Amigos de fora do Facebook poderão lhe mandar e-mails

Isso não seria uma má ideia se eu já não tivesse um endereço de e-mail completamente válido, que meus amigos de fora do Facebook já podem usar para se comunicar comigo.

Deixe-me contar uma história. Não faz muito tempo, eu carreguei algumas fotos de minha viagem a Medelín, na Colômbia, para o Facebook. Eu tentei então enviar o álbum a minha mãe (usando o recurso "compartilhar" do Facebook - que promete algo como 'ei, vá em frente, compartilhe essas fotos com seus amigos de fora do Facebook!'). Minha mãe foi então solicitada a criar um perfil no Facebook para ver minhas fotos.

Moral da história: se o Facebook tiver, por alguma razão, o endereço de e-mail de alguém (sob o pretexto de 'compartilhar fotos' ou 'enviar uma mensagem'), será fácil para o site importunar mais pessoas, convidando-as a aderir. Não caia nessa.

Não existe linha de assunto

O Facebook tenta imprimir um ar casual às mensagens mediante a omissão de certas "formalidades", como linhas de assunto. Em vez disso, todas as suas mensagens trocadas com uma pessoa serão reunidas em uma GIGANTE lista que mistura e-mail, SMS e chat.

Ai. Meu. Deus.

Eu já tenho sofrido o bastante tentando caçar e-mails importantes no Gmail - e isso com todas as opções avançadas de busca que o serviço oferece. Não posso nem imaginar como deve ser doloroso encontrar itens em uma thread sem quebras. Sem mencionar que a busca do Facebook não chega nem perto dos recursos similares da Google ou da Yahoo (graças ao fato de que Google e Yahoo são, por natureza, ferramentas de busca).

Amizades automáticas

Quando minha mãe criou seu perfil no Facebook (só para ver minhas fotos; mais tarde, eu a ajudei a apagar sua conta), ela foi adicionada automaticamente à minha lista de amigos do Facebook. Agora deixe-me dizer uma coisa: meu Facebook está sob sete chaves. Praticamente de dois em dois dias eu volto para checar minhas configurações de segurança, só para garantir que o Facebook não deu um passo adiante sem meu consentimento. Mas tudo que eu tive de fazer foi enviar algo a minha mãe; a partir disso, ela teve acesso pleno e automático a minha conta do Facebook.

Por isso, pense por um segundo no seguinte cenário: você envia um e-mail de sua conta do Facebook para seu chefe. Um cliente. Um possível empregador. Sua avó. E eles poderão criar um perfil no Facebook e ver tudo que você postou.

Pense nisso.

Olhe, há diversas outras razões para não usar o serviço de mensagens do Facebook: preocupações com privacidade (o Facebook terá agora, além de todas as suas informações, todos seus e-mails), a política de opt-out, não de opt-in (se você criar um endereço de e-mail no Facebook, como padrão todos serão capazes de vê-lo e responder a você... E você é quem terá de restringir as configurações), etc.

Além disso, nenhuma de suas "vantagens" são realmente "vantagens" - filtros de spam, threads de diálogos, endereços de e-mail da forma @dominio.com?!? Meu Deus, ninguém tinha pensado nisso antes.

Mas, se ainda estiver interessado, vá em frente e peça um convite.

(Sarah Jacobsson Purewal)

Nenhum comentário: