quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

mobilização e bicicletas

Mobilização na rede força atitude da Prefeitura

Somos andando

Ciclistas foram ao Centro de bicicleta e, na falta de estacionamento apropriado, acorrentaram seu meio de transporte junto ao portão do Mercado Público de Porto Alegre. Na volta, a administração tinha acrescentado outras correntes às bicicletas, para “desencorajar a prática”. Ao questionarem a administração do Mercado e a Smic, uma funcionária fez comentários infelizes defendendo o uso das bicicletas para o lazer. Diante do absurdo da situação, a Massa Crítica postou o protesto em seu blog, que trouxe novas respostas da mesma funcionária, gerou o maior bafafá e acabou mobilizando o secretário da Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein.
Nagelstein divulgou nota afirmando que serão tomadas providências, incluindo a instalação de um “possível bicicletário”, e pedindo desculpa pela resposta da servidora.

Vamos aguardar os desdobramentos do caso, mas vale uma observação a respeito de todo o processo. Foi através de e-mails e, principalmente, de blogs e redes sociais, que a prefeitura se dignou a prestar atenção no problema. Foi com a pressão na rede que decidiu tomar providências.

Se finalmente houver a instalação de um bicicletário, será uma vitória da blogosfera, além dos movimentos que lutam pela valorização da bicicleta como meio de transporte. É um começo.

Agora, é usar a força da rede para que o assunto seja cada vez mais discutido e Porto Alegre tenha não só um bicicletário aqui ou ali, mas um planejamento urbano voltado para a utilização da bicicleta no dia a dia. Já disse por aqui: confesso que tenho medo de andar de bicicleta em POA. Não sou uma ciclista experiente e o mundo das vias feitas apenas para motorizados é cruel. Os motoristas, de um modo geral, não respeitam nem pedestres nem ciclistas.

Ou seja, briguemos para incluir essa visão integrada de cidade com espaço para ciclovias e a ampla potencialização das vias para a utilização da bicicleta, para que nossa capital se torne uma cidade segura para o ciclista e, como consequência, com uma população mais saudável e um ar mais limpo.

Nenhum comentário: