quarta-feira, 9 de maio de 2012

essa queda de braço só poderia ser feita por um governo dos trabalhadores


Selic de 7,5%. Inadimplência
do Itaú já caiu. Essa Dilma …

Conversa Afiada






Dr Olavo e o Dr Tancredo: eles já teriam entendido tudo

Saiu no Estadão:

Bradesco e Itaú vão cortar taxas de juros

(…)

“Revisamos nossas taxas de juros de empréstimos, fizemos ajustes e somos competitivos. Continuaremos ajustando à medida que a Selic (taxa básica de juros) caia”, afirmou ao Estado o presidente do Itaú, Roberto Setubal. O banco prepara uma nova rodada de queda de taxas de juros. As duas próximas áreas que devem ser contempladas são financiamento de automóveis e crédito pessoal.

(…)

O tom de Setubal, ontem, foi mais suave do que o adotado na sequência do primeiro corte do banco. “Estamos procurando expandir a oferta de crédito para acelerar e fortalecer a recuperação da economia. A inadimplência vai se reduzir com a queda dos juros e a recuperação da economia”, afirmou ontem.



Há três semanas, ele afirmara que o Itaú Unibanco “gostaria de poder reduzir mais as taxas”. “Mas, neste momento, identificamos um cenário de inadimplência mais elevado que o normal. É desejável diminuí-la para que tenhamos juros mais baixos.”

Poupança. O Itaú prepara uma campanha publicitária para ir ao ar a partir do próximo fim de semana sobre a caderneta de poupança. A ideia é dizer que a tradicional aplicação financeira continua sendo uma ótima opção de investimento.

“A solução que o governo deu para o rendimento da poupança foi tecnicamente adequada e bem recebida pelos poupadores. Vamos fazer campanhas para ajudar a população entender as novas regras,” disse Setúbal (PHA).

NAVALHA



Que fenômeno interessante !

De uma hora para outra, o guardião da resistencia, o arauto da inadimplência, de repente, subitamente, o Itaú ficou menos preocuado com a inadimplência e vai reduzir os juros.

Vai até fazer, uma semana depois, o que os concorrentes – inclusive o Bradesco – já fizeram: explicar aos proprios clientes que a mudança na poupança foi otima !

(A propósito, leia artigo insofismável do Delfim Netto, na Folha (*):

A mudança no regime da caderneta de poupança facilitará não apenas o objetivo de trazer a taxa de juro real do Brasil ao nível internacional mas também a vida das famílias que encontram naquele instrumento o refúgio seguro, líquido e certo.

(…)

Repetindo Pascal, podemos dizer que, “nesses tempos, a verdade é tão obscura e a mentira tão bem estabelecida que não a enxergaremos a menos que nos esforcemos muito”. )


É possível que a súbita conversão do Itaú ao novo mundo da Selic a 7,5% – é o que projeta o Delfim – se deva a uma nova trapalhada da Febraban, que resolveu desafiar a irrefreável queda dos juros.

Um economista (sempre um economista) da Federação dos Bancos parecia refletir as angústias do Itaú (Ah ! Como era bom dirigir um banco com Selic a 40% !).

E foi devidamente desautorizado.

Depois do Murilo Portugal, que saiu do gabinete do Ministro Mantega pela porta dos fundos, em nome de quem fala agora a Federação dos Bancos ?

Em nome do Banco da América, que o Dr Olavo comprou do Herbert Levi, quando dirigir um banco, aí, sim, era mais complicado ?

Essa Dilma …

O Dr Olavo já teria entendido …

Paulo Henrique Amorim


(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

Nenhum comentário: