sexta-feira, 20 de julho de 2012

o jeitun psdb di disgovernar... o carapáááálida é figura chave


Coronel da PM defende assassinos do publicitário


Por Jorge Bhering

JA NÃO SEI O QUE ME SURPREENDE MAIS NEGATIVAMENTE EM SÃO PAULO, SE A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, SE O GOVERNO DO ESTADO, SE A POLÍCIA OU MESMO O CIDADÃO COMUM EM SEU CARRO.  "Jorge Bhering"

Vídeo mostra perseguição a empresário morto pela PM em SP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um vídeo registrado por câmeras de segurança de um prédio da região de Sumarezinho (zona oeste de São Paulo) mostra a perseguição e a abordagem da PM ao empresário e publicitário Ricardo Prudente de Aquino, 41.
Na ação, policiais militares atiraram e mataram Aquino, que supostamente fugiu de uma abordagem da PM. Três policiais foram presos em flagrante por homicídio doloso.
As imagens, divulgadas pela TV Record, mostram o Ford Fiesta do empresário sendo perseguido por carros e motos da PM, até o momento em que é fechado por um carro da Força Tática.
Na noite de ontem, Aquino voltava da residência de um amigo, a caminho de casa, quando, segundo os policiais, se recusou a parar em uma abordagem nas imediações da rua Natingui, na Vila Madalena (zona oeste).
A perseguição durou cerca de dez minutos e terminou na avenida das Corujas, região de Sumarezinho (também na zona oeste), em um trecho com pouca iluminação e muitas árvores. Os PMs disseram que o carro do empresário atingiu um carro da Força Tática que também participava do cerco.
Em depoimento à Polícia Civil, os policiais disseram que, ao abordarem o empresário, eles perceberam um objeto preto nas mãos dele, que foi confundido com uma arma.
Eles atiraram ao menos cinco vezes, e o empresário foi atingido duas vezes no lado esquerdo da cabeça. Segundo análise preliminar da perícia, os tiros foram disparados a curta distância.
Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após os disparos, os PMs perceberam que a suposta arma era o celular da vítima.
Os PMs Luis Gustavo Teixeira Garcia, 28, Adriano Costa da Silva, 26, e Robson Tadeu do Nascimento Paulino, 30, foram presos em flagrante por homicídio doloso e encaminhados para o 14º DP (Pinheiros), onde caso foi registrado.
Segundo o delegado seccional Dejair Rodrigues, os PMs foram presos porque a vítima não reagiu contra eles, embora tenha tentado escapar da abordagem. Após serem ouvidos eles foram transferidos para o Presídio Romão Gomes, da PM, na zona norte de São Paulo.
Dentro do carro, os policiais disseram ter encontrado, em um plástico, aproximadamente 50 gramas de maconha.
Na manhã desta quinta-feira, um tenente da Polícia Militar foi até a casa do empresário e pediu desculpas à família dele.


19/07/2012


O comandante-geral interino da PM, coronel Hudson Camilli, evitou responsabilizar os policiais militares que atiraram e mataram o publicitário Ricardo Prudente de Aquino, 39, que teria supostamente fugido de uma abordagem na zona oeste de São Paulo, na noite desta quarta-feira (18).
Em entrevista coletiva nesta quinta (19), o comandante foi questionado diversas vezes sobre se teria havido erro na abordagem, mas limitou-se a dizer que as investigações sobre o caso é que apontarão ou não falhas dos policiais.
“Do ponto de vista técnico, a ação não pode ser criticada. Do ponto de vista legal, há reparos a se fazer”, disse o comandante, sem especificar quais serão os reparos.
Os policiais teriam feito os disparos depois de uma suposta tentativa de fuga do publicitário. Durante a perseguição, de acordo com o relato do comandante, o publicitário teria segurado um telefone celular –que os policiais teriam confundido com uma arma. Os PMs Luis Gustavo Teixeira Garcia, 28, Adriano Costa da Silva e Robslon Tadeu do Nascimento Paulino foram presos em flagrantes e estão detidos no presídio militar Romão Gomes, no Tremembé, zona norte da capital.
Em depoimento à Polícia Civil, os policiais disseram que perceberam um objeto preto nas mãos do publicitário e confundiram esse objeto com uma arma. Em seguida, os três dispararam várias vezes, de uma distância curta, contra o publicitário, que levou pelo menos dois tiros na cabeça.

VEJA MAIS

“O gesto dele com o celular na mão os levou a reagir”, justificou o comandante interino. “Ele estava fugindo de uma abordagem. Desobedeceu a uma ordem legal”.
O delegado seccional Dejair Rodrigues identificou erro na atuação dos policiais: “Houve uma falha dos policiais, e, em função desta falha, entendemos que eles deveriam ser presos. Infelizmente a vítima não parou diante de uma ordem dos policiais, mas infelizmente também essa vítima não reagiu contra eles”.
Ricardo Aquino estava a caminho de casa, voltando da residência de um amigo, quando teria se recusado a parar em uma abordagem perto da praça da Paz, no Sumaré. Depois de ser atingido, ele chegou a ser levado para o Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos


19/07/2012
TROPA SEM COMANDO, SECRETÁRIO INERTE, GENOCÍDIO EM SÃO PAULO
Definitivamente a Polícia Militar do Estado de São Paulo está sem comando.
Os fatos falam por si.
Um publicitário é morto com dois tiros na cabeça em uma operação desastrada e ao que tudo indica criminosa cometida por policiais militares, pois a história não se sustenta por si própria e jovens são mortos no litoral em outra operação criminosa.
Até quando isso continuará ocorrendo?
E o Secretário de Segurança Pública continua inerte e silente, como se não tivesse responsabilidade sobre os fatos.
Ora senhores aquele que se diz o chefe maior de polícia não pode e não deve permitir tamanha barbárie e descalabro como o que esta ocorrendo em São Paulo.
Em minha opinião Sua Excelência perdeu completamente o controle sobre a polícia militar que hoje infelizmente nos lembra o tempo da ditadura militar quando os secretários eram meros fantoches do poder central.
O governador Geraldinho também ao que parece não governa mais nada, fazendo-nos lembrar dos governadores nomeados na ditadura militar.
Sua Excelência ao que parece é como a rainha da Inglaterra reina mas não governa, portanto cabe a indagação: quem em realidade governa o Estado de São Paulo?
Será o Secretário de Segurança?
Ou ninguém mais governa e estamos entregues a nossa própria sorte, e o mais grave quando a população deixa de respeitpassa só a temer ar e a sua própria polícia algo esta ocorrendo de muito errado.

Nenhum comentário: