segunda-feira, 14 de junho de 2010

EUA identifica vastas riquezas minerais no Afeganistão

Os Estados Unidos descobriram cerca de US$ 1 trilhão em jazidas minerais inexploradas no Afeganistão, muito além de qualquer reserva previamente conhecida e suficiente para alterar radicalmente a economia afegã e, talvez, a guerra em si, de acordo com altos funcionários do governo norte-americano. Os depósitos previamente desconhecidos - incluindo veios enormes de ferro, cobre, cobalto, ouro e metais industriais críticos, como o lítio - são tão grandes e incluem tantos minerais que são essenciais para a indústria moderna que o Afeganistão poderia eventualmente ser transformado em um dos mais importantes centros de mineração do mundo, acreditam as autoridades dos Estados Unidos.

Um memorando interno do Pentágono, por exemplo, afirma que o Afeganistão pode se tornar a "Arábia Saudita do lítio", uma matéria-prima essencial na fabricação de baterias para laptops e BlackBerrys. A grande escala de riqueza mineral do Afeganistão foi descoberta por uma pequena equipe de funcionários do Pentágono e geólogos norte-americanos.

O governo afegão e o presidente Hamid Karzai foram recentemente informados, disseram as autoridades norte-americanas. Enquanto pode levar muitos anos para desenvolver uma indústria de mineração, o potencial é tão grande que os funcionários e executivos da indústria acreditam que poderiam atrair investimentos pesados antes mesmo de as minas serem rentáveis, oferecendo a possibilidade de trabalhos que podem afastar gerações de guerra. "Há um potencial impressionante aqui", disse o general David H. Petraeus.

Por que foi mesmo que os EUA invadiram o Afeganistão? Ah! A Grande Idéia do Grande Irmão é desarmar todo mundo e ele manda! É isso, manda quem pode e obedece quem precisa!

Nenhum comentário: