quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ibope: aprovação e confiança recorde de Lula impulsionam Dilma

Saiu no Vermelho
Com recordes de avaliação positiva e de confiança, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi bem sucedido na estratégia de divulgar sua candidata à sucessão, Dilma Rousseff. É o que apontam os responsáveis pela pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (23).
Pela primeira vez, os eleitores que manifestam intenção de voto em Dilma estão em maior número que os potenciais eleitores de José Serra, do PSDB. O quadro eleitoral inverteu-se em relação aos resultados de março, e, segundo o Ibope, em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, ela ganharia com 45% dos votos, contra 38% ao candidato tucano.

Na indicação espontânea de intenções de voto, Dilma subiu de 14% para 22%, Serra de 10% para 16% e Marina Silva de 1% para 3%. Na lista com todos os candidatos, 38,2% dos votos seriam para Dilma, 32,3% para Serra, 7% para Marina e 13,8% não sabem em quem votariam. Na lista com os três principais candidatos, o percentual de votos em Dilma subiu de 33% para 40%, os de Serra caíram de 38% para 35% e os de Marina subiram de 8% para 10%. Apenas o resultado de Dilma não está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

A rejeição a Dilma, que já foi de 41% em novembro do ano passado, baixou a 23%. Já a rejeição de Serra aumentou cinco pontos percentuais em três meses e voltou ao patamar de setembro do ano passado, 30%. Um dado curioso sobre Serra é que caiu o número de pessoas que dizem conhecer bem o candidato, eram 31% em novembro, são 24% agora.
LEIA MAIS

Nenhum comentário: