Teatro de Rua está proibido em Porto Alegre?
RS Urgente
Daniel Hammes envia vídeo que mostra outro caso de tentativa de proibição de teatro de rua em Porto Alegre. O fato ocorreu dia 16 de outubro na Esquina Democrática, centro da capital gaúcha. A Brigada Militar tentou interromper a apresentação da peça Árvore de Fogo da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FaveLA. Os atores (incluindo uma criança de 11 anos que participava da apresentação) foram detidos e conduzidos a um posto da Brigada Militar “para identificação”. Não adiantou muito invocarem o artigo 5° da Constituição: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independente de censura ou autorização”…
A Rede Brasileira de Teatro de Rua promove quarta-feira (17) um ato público na Esquina Democrática em repúdio ao desrespeito aos artistas, à exigência de autorização para apresentações na rua e à cobrança para a utilização de espaços públicos. “Pedimos que todos que passaram por algum tipo de repressão nas ruas nos mandem seu relato para leitura no dia do Ato para mostrar a todos que não estamos sós! As manisfestações populares de rua não vão parar!”, dizem os organizadores da manifestação.
------
Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui!
------
O blog do mauro não quer acreditar em limpeza cultural ou comercial em Porto Alegre. Mas o que acontece na esquina democrática, na feira da praça? Quem ordena? A praça não é mais do povo? É de quem agora?
Nenhum comentário:
Postar um comentário