Deputado Marcelo Freixo recebe homenagem e realiza debate em Porto Alegre
O deputado estadual Marcelo Ribeiro Freixo (PSOL-RJ) estará em Porto Alegre, dia 20 de maio, para receber a Comenda Porto Sol, da Câmara de Vereadores, e participar de um debate sobre segurança pública e direitos humanos. A homenagem da Câmara reconhece o trabalho que Freixo vem realizando no Rio de Janeiro, principalmente nas comunidades da periferia, combatendo a presença de milícias armadas. Esse trabalho inspirou a criação do personagem Diogo Fraga, no filme Tropa de Elite 2.
Marcelo Freixo nasceu em Niterói, em 12 de abril de 1963. É professor de História e milita há vinte anos pelos direitos humanos. Em 2007, assumiu o primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Já no primeiro ano como deputado estadual, protocolou um pedido de abertura Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a ação das milícias no Rio.
Em 2008, a CPI foi instaurada sob a presidência de Freixo. Após 5 meses de investigações foram identificadas 1.113 pessoas ligadas às milícias, sendo que 225 envolvidos foram indiciados e em torno de 500 pessoas, entre parlamentares e policiais militares e civis, foram presas. A Comissão também apresentou 58 medidas concretas para acabar com esse tipo de máfia.
Nas eleições de 2010, por conta das diversas ameaças de morte feitas por milicianos, Marcelo Freixo precisou fazer sua campanha cercado por seguranças. Ele foi reeleito com 177.253 votos, o segundo candidato mais votado daquele ano. Em seu segundo mandato, Marcelo Freixo preside a CPI das Armas, que investiga o tráfico de armas, munições e explosivos no estado do Rio de Janeiro, além de policiais que estariam envolvidos na venda de drogas e armas.
Antes de se eleger deputado estadual, Freixo trabalhou como pesquisador da ONG Justiça Global. De 1993 a 1995, foi diretor do Sindicato dos Professores de São Gonçalo e Niterói. Participou como voluntário no projeto de prevenção ao HIV – AIDS nas prisões do estado durante os anos de 1995 e 1996. Em quase 20 anos de trajetória, coordenou projetos educativos no sistema penitenciário. De 2001 a 2004, presidiu o Conselho da Comunidade da Comarca do Rio de Janeiro, onde exerceu papel fiscalizador dos Direitos Humanos nas carceragens e presídios do estado.
A agenda de Marcelo Freixo em Porto Alegre é a seguinte:
Recebimento da Comenda Porto Sol
Dia 20, às 15h
Câmara Municipal de Porto Alegre
Endereço: Loureiro da Silva, 255
Debate sobre Segurança Pública e Diretos Humanos
Dia, 20 às 18h30
Faculdade de Educação da UFRGS
Endereço: Av. Paulo da Gama, s.n., sala 101
Nenhum comentário:
Postar um comentário