domingo, 18 de julho de 2010

Esse é o PSDB Serra/Yeda

Família de sem-terra assassinado no governo de Yeda Crusius, terá indenização

O juiz Gilberto Schefer, da justiça gaúcha, determinou que o Estado do Rio Grande do Sul terá que dar uma pensão equivalente a 70% do salário mínimo nacional à esposa, à filha e ao pai do trabalhador rural sem terra Elton Brum da Silva.

O trabalhador sem-terra, de 44 anos, foi assassinado em 21 de Agosto de 2009 durante desocupação da Fazenda Southall, em São Gabriel, em ação d Brigada Militar (polícia do RS), no governo da tucana Yeda Crusius (PSDB). Elton foi atingido pelas costas com tiro de espingarda.

De acordo com a decisão, o valor deverá ser pago pelo Estado até o fim do julgamento da ação, que ainda exige indenizações por dano moral e dano material pela morte do sem terra.

Em sua decisão, o juiz entendeu que é justa e urgente a reivindicação, já que Elton era o principal responsável pela subsistência da família.

Conforme a advogada do MST, Cláudia Ávila, a ação que está sendo realizada tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre as ações do governo. “O assassinato de Elton Brum da Silva é resultado de uma ação de estado que criminaliza, constantemente, o Movimento Sem Terra. O mais importante é responsabilizar o Estado, muito mais do que qualquer ação que venha a ser tomada contra o policial que fez o disparo”, afirma.

A decisão em favor da família de Elton acontece no mesmo dia em que foi divulgada a decisão do Tribunal de Justiça acatando o recurso do Ministério Público (MP), que acusa o policial militar Alexandre Curto dos Santos de homicídio qualificado (com a intenção de matar e sem dar chance de defesa à vítima). (Do Portal Vermelho)

Nenhum comentário: