quinta-feira, 18 de novembro de 2010

record X globo

RBS leva tapa da Record, embora isso não seja grande coisa

Chapéu do Sol

Sabemos que a grande mídia trabalha em torno de uma só bandeira: o lucro. Assim sendo, é normal que as poucas empresas privilegiadas acabem por digladiar-se de vez em quando. Isso é bom, pois é uma excelente oportunidade de vermos o que se passa por trás dos panos dessas grandes empresas de comunicação. A briga, falando regionalmente, entre Correio do Povo e Zero Hora, no ano passado, mostrou bem esse quadro.


Aquele que está mais abaixo é que dá paulada. Embora haja visível crescimento da Rede Record em todo o Brasil, devido ao alto investimento feito pela igreja evangélica, é certo que a Rede Globo e suas redes filiadas seguem na liderança da audiência no país. No dia de ontem, não foi diferente. O Jornal da Record reservou três minutos e quarenta e um segundos para falar do último assunto tratado aqui no Chapéu do Sol: Luiz Carlos Prates, o reacionário típico da RBS.

Ninguém é bobo, porém. É sabido que a única intenção da Record é prejudicar a Globo. Por mais que esse seja um ato louvável e necessário caso dispuséssemos de uma imprensa realmente livre e democrática, não podemos deixar de ter em mente que só foi feito em busca de benefício próprio. E isso é ruim. Um dia, certo rapaz prestou-se a comentar aqui no Chapéu do Sol sobre audiência. Falou que não existe monopólio (oligopólio, entendam como quiser) na mídia brasileira, somente luta pela audiência… e era isso que fazia o jornalismo brasileiro ser bom. Não!

Problemas impossibilitam que o vídeo seja posto diretamente. Clica aqui para ler a matéria que saiu no portal de notícias da Record e ver o vídeo da reportagem.

Nenhum comentário: