quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bancários protestam no RS

Bancários do Banco do Brasil e Banrisul protestam nesta quinta





A categoria dos bancários realiza dois atos em Porto Alegre nesta quinta, dia 11. As manifestações denunciarão a insatisfação dos bancários com as atuais condições de trabalho no Banco do Brasil e no Banrisul, um dos itens norteadores da Campanha Salarial deste ano.

No Banrisul, os funcionários estão convocados a vestir vermelho. O descontentamento é com as metas, que a cada ano ficam mais difíceis de serem atingidas. Enquanto os banrisulenses vêem o valor das remunerações variáveis diminuírem a cada ano, o lucro do banco só aumenta, diz o sindicato. Mostrando que o protesto é pacífico e buscando sensibilizar o banco, a diretoria será presenteada com rosas vermelhas.

No BB, os funcionários reivindicam o cumprimento da jornada de seis horas, a postura do BB como banco público e repudiam o assédio moral. Os bancários pedem que a instituição financeira pare de visar apenas o lucro e fomente o desenvolvimento da sociedade brasileira, reduzindo os juros e tarifas bancárias. Também fazem críticas às políticas discriminatórias, que excluem das agências as populações de baixa renda.

O assédio moral também está presente, por meio de cobranças de metas inatingiveis, fora do horário de trabalho e até de descomissionamento, pressão à aposentadoria precoce, rebaixamentos e transferências. Os bancários preparam denuncia à Organização Internacional do Trabalho (OIT) por maus tratos aos funcionários e discriminação aos incorporados. O ato ocorre em frente à agência da Rua Uruguai, no centro de Porto Alegre. (As informações são do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região)

Nenhum comentário: