sábado, 10 de julho de 2010

Escola Zero

Sábado, 10 de julho de 2010

Em escola de Teresina (PI), lugar da família é também na sala de aula

A diretora Ruthnéia Vieira Lima Costa tem comemorado bastante os muitos ‘zeros’ que sua escola municipal Casa do Meio Norte, de Teresina (PI), vem colecionando nos últimos anos. É zero em repetência, zero em violência na escola e zero de abandono e zero em depredação. “Nossos banheiros são de hotel cinco estrelas”, orgulha-se. A escola, que tem 900 alunos e fica num dos bairros mais pobres e violentos da capital piauiense, hoje tem qualidade comparável às melhores instituições públicas de ensino do mundo, com professores dedicados e participação ativa dos pais das crianças que ali estudam. Segundo o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a escola Casa do Meio Norte tem a maior nota do Nordeste, 6,6.

Ruthnéia diz que não há receita do sucesso, mas aponta alguns ingredientes que podem ajudar outros estabelecimentos de ensino no País:

Sempre ouvimos que lugar de criança é na escola, e aqui na Meio Norte nós acreditamos que lugar da família é na escola. Com isso, mesmo situada em uma das comunidades mais violentas de Teresina, em que 60% dos alunos vêm de famílias em condições difíceis, pais e mães fazem parte do dia-a-dia de seus filhos na sala de aula.

A escola foi um dos destaques do lançamento do Portal Brasil, em março deste ano, quando o presidente Lula conversou ao vivo, online, com um dos alunos da escola e com a diretora Ruthnéia, que se emocionou – veja aqui.

Com ou sem receita, as boas práticas têm dado resultado. A evasão que era de 68% em 2000 caiu para zero em 2003. Em 2005, alcançou a meta de 2007 na Prova Brasil (em que são aplicadas provas de Português e Matemática aos alunos), atingindo a nota de 5,7. Em 2007, alcançou a de 2009: 5,9. Em 2009, não superou apenas a meta de 2011, mas também a de 2013. “Isso porque estamos no meio do caminho, nunca sentimos que chegamos”, explica a professora.

Artigos relacionados

Nenhum comentário: