domingo, 4 de julho de 2010

Será?

"Será que você conhece realmente o Nordeste? Frentes de trabalho eram a alegria de políticos nos períodos de estiagem, onde dinheiro público descia pelo ralo para os bolsos de muitos que lucravam com a indústria da seca. O nordestino recebia migalhas e servia apenas como massa de manobra para a roubalheira.

Quanto àqueles que você viu sem trabalhar, isto já é realidade bem antes do Bolsa Família. As gerações atuais não querem mais viver como escravos em agricultura de subsistência ou depender de Senhores Feudais. Isso não existe mais. Muitos ainda estão na sua terra por causa do Bolsa-Família, ou você acha que caso isto acabe irão pegar na enxada para viver como seus pais viviam. Irão tentar sobreviver em outros Estados.

O trabalho do homem do campo pobre no Sertão nordetino nunca foi tarefa fácil. Tente passar um dia realizando o que fazem.

Tente imaginar uma casa sem água encanada, buscá-la em latas, muitas vezes a quilômetros de distância, pegar lenha para fazer fogo, sem luz elétrica. Todo esse trabalho apenas para manter a casa, sem falar na agricultura de subsistência, pesca e caça que eram as únicas fontes de alimento que dispunham quando chovia bem.

Meu pai e meus antepassados vivíam assim. Já nascí na cidade porém meus irmãos mais velhos ainda pegaram esse período. Conheci essa realidade porque sempre passei férias em casa de parentes que moravam no campo nessa situação.

Os tempos são outros. As pessoas querem viver no campo com condições de estarem lá, e não me venha dizer que com o Bolsa- Família dá para se manter uma família. Geralmente o que mantém é alguma aposentadorisad os mais velhos e algum trabalho. Não generalize e ache que todos são desocupados. Como disse Euclides da Cunha, "O Sertanejo é antes de tudo um forte", embora a época em que ele escreveu Vidas Secas a realidade fosse outra, está frase continua valendo nos dias de hoje.

Hoje os tempos mudaram e a principal deficiência que existe é a a falta de um ensino público de qualidade e para todos. As pessoas, assim como você, costumam dizer que os casais estão tendo muitos filhos para receberem o dinheiro que recebem do Governo Federal por cada um deles, porém esquecem que antigamente não existia essa ajuda e a taxa de natalidade era muito mais alta aqui no nordeste. Cada mãe tinha 10, 11, 13... filhos e até mais. O que muda isto é educação e conhecimento. Isto sim realmente continua a desejar."


Virgem Santa, será que eu sou um preconceituoso mesmo? Mas eu acredito na democracia, em mulher direita, em beber cair e levantar, a gente sempre tem que levantar. Leio muito, chego a ler duas vezes o mesmo jornal. Ouço muito o rádio, jornada esportiva não perco uma. E na televisão, assim que acaba o jornal da Band aperto no controle e caio no outro, o Nacional. Não assisto novela. Conheço muito bem esse nosso Brasil!

Nenhum comentário: