sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Novo tempo, com rede e sem golpismo




Esse é o novo tempo, o tempo que veio para ficar. O da democracia via internet.
Em poucos minutos o mundo ficou sabendo e pode ver em cada computador a ação de um grupo de militares e policiais que, não importa qual o motivo, não tem o direito de atacar pelas armas um governo eleito pelo povo.
Em poucos minutos, uma rede de informação e solidariedade se formou em defesa da democracia e do voto popular, isolando politicamente o golpismo que não hesitou em atacar fisicamente o próprio presidente constitucional do país.
O exército equatoriano chegou a ter momentos de hesitação, mas formou ao lado do governo democrático, o povo foi às ruas e, com o próprio presidente sequestrado, acabou sendo necessária uma intervenção militar, com a tomada do hospital para o presidente ser resgatado, em cenas dramáticas que você vê no vídeo aí em cima, da emissora Teleamazonas.
Em outros tempos, nós, que acompanhamos tudo ao vivo, só saberíamos à noite, pelo noticiário das agências, nem sempre isento. Os equatorianos também ficariam sabendo horas depois, e talvez fosse tarde para se mobilizarem.
Mas se mobilizaram, e você vê, no video abaixo, Rafael Correa, já livre, alta noite, falando ao povo do palácio presidencial.
Agora, tudo se passa diante dos nossos olhos. E podemos tomar posição.
Os tempos, com a rede, mudaram para melhor.



Nenhum comentário: