quarta-feira, 14 de março de 2012

A Inveja e o Despeito ou será selo de incompetência


Folha tem inveja do Conversa Afiada


Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Saiu na Folha (despeitada):

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Blog de Amorim recebe R$ 40 mil mensais da Caixa



A Caixa Econômica Federal paga, desde março de 2011, R$ 40 mil mensais ao blog “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim, para veiculação de publicidade da estatal. O contrato deve se estender até dezembro deste ano. No total, o blog vai receber R$ 833 mil.


(…)


A Caixa afirmou à Folha que investiu R$ 14,6 milhões na internet no ano passado, sendo apenas R$ 155,5 mil em blogs, mas disse que não considera o “Conversa Afiada” um blog, e sim um site.


De acordo com o banco público, os veículos patrocinados são avaliados pela sua agência de publicidade. A Caixa disse também, sem citar a fonte, que o blog de Amorim teria 7 milhões de acessos por mês.


A Folha telefonou para o advogado de Amorim e enviou e-mail para o jornalista ontem, mas não obteve resposta.

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Sorry, periferia.

O Conversa Afiada, modestamente, é um sucesso comercial.

Ganha dinheiro para pagar os advogados e ir à ópera em Nova York, assistir a um magnífico Don Giovanni.

Este ansioso blogueiro vai poupar o amigo navegante da lista de anunciantes – entre empresas estatais, como Caixa – e privadas.

O Conversa Afiada tem este defeito: é altamente lucrativo (o que a Folha não pode dizer com a mesma ênfase).

O Conversa Afiada entrega a mercadoria.

No caso específico do cliente Caixa, todo mês, o Conversa Afiada entrega “carta de bonificação” – ou seja, entrega mais audiência que o cliente comprou.

E, num gesto comercial raro, não cobra mais pela veiculação, porque acredita que essa “bonificação” aumente a fidelização dos clientes.

A Caixa é um cliente antigo do C Af.

E o C Af se orgulha de tê-la como cliente, ela que é um dos maiores anunciante do país, e um dos mais profissionais.

Caixa não é a única a se beneficiar de uma entrega superior à compra.

Na verdade, isso aconteceu, nos últimos anos, à maioria esmagadora dos clientes.

(Não sabemos se a Folha pode dizer o mesmo…)

Aliás, como acontece na publicidade na internet, o cliente só paga pelas impressões efetivamente realizadas.

Ou seja, se ele compra cem impressões e o veículo só entrega 99, ele só paga 99.

Este é um dos motivos pelos quais a publicidade na internet só faz aumentar.

E a dos jornais …

Amigo navegante: se você tiver a infeliz ideia de anunciar na Folha: você tem certeza de que ela vai “entregar” o volume de exemplares e a leitura que ela vendeu ?

A Caixa não rasga dinheiro.

É uma instituição séria, que compra mídia através de três agências profissionais diferentes, que não rasgam o dinheiro do cliente – estatal ou privado.

As agências da Caixa compram de acordo com a audiência e relevância da mídia.

A Caixa anuncia na Globo, na Record e em outras redes de tevê.

Na Folha, no UOL, no Estadão e até na Veja.

Na internet, tem o bom senso de anunciar no Nassif.

Os clientes privados – e são a maioria dos clientes do Conversa Afiada – também não rasgam dinheiro.

Anunciar no Conversa Afiada é um excelente negócio – e o Conversa Afiada se orgulha de ser uma mídia que entrega a mercadoria.

E dá bonificação.

O Conversa Afiada não precisa que o governador Padim Pade Cerra compre assinaturas ou espaços para sobreviver.

Na verdade, o que se pode dizer é que, diante da “entrega” do Conversa Afiada, a Caixa – e os outros anunciantes – fazem excelente negócio.

Bem que a diretora-executiva Geórgia Pinheiro, tentou, na renovação deste ano, aumentar o valor dispendido pela Caixa no C Af, diante das sucessivas “cartas de bonificação”.

Mas, a Caixa foi irredutível.

É do jogo.

E, aqui, o cliente tem (quase) sempre razão.

Na eleição de 2010, a procuradora Doutora Sandra Cureau também quis saber quem anunciava no Conversa Afiada e por quanto.

A Justiça não lhe ofereceu esse direito.

É uma mania – e olha que nós não temos mania de perseguição.

Quem quiser ter um blog lucrativo, pode procurar a Geórgia.

Ela ajudará a montar um blog lucrativo.

Essa sugestão se estende aos múltiplos blogs (deficitários) pendurados no UOL, da empresa Folha.

Por que a Folha não pergunta à Globo quanto a Caixa veicula na Globo?

A Globo dirá o mesmo que o Conversa Afiada: sorry, periferia!

(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas depois de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

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