William Waack e o "governo da Globo"
Por Altamiro Borges
Na quarta-feira (14), o âncora do Jornal da Globo, William Waack, cometeu um deslize logo na abertura do programa. Ao abordar a crise política que afeta o governo Dilma Rousseff, decorrente da troca dos líderes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o jornalista se referiu ao "governo da Globo". De imediato, ele se corrigiu: "E o Jornal da Globo traz também".
A gafe é curiosa. Pode revelar um desejo obsessivo do apresentador do telejornal, que também é um ativo colaborador do Instituto Millenium - um antro da direita nativa que reúne a nata dos barões da mídia - de controlar o mandato da presidenta Dilma. Na prática, a poderosa TV Globo já tenta pautar o atual governo, inclusive instigando o racha e a implosão da base governista.
Nos seus quase 60 anos de existência, a tevê da famiglia Marinho sempre teve forte influência nos rumos da política nacional. Vários governos foram, de fato, "governos da Globo". Os que resistiram à linha política e aos interesses comerciais da emissora sofreram um bocado. Que o diga o ex-presidente Lula, alvo de constantes "matérias jornalística" de cunho golpista. Dilma que se cuide para não virar um "governo da Globo", como deixou escapar William Waack.
*****
Leia também:
- Rede Globo: poder e corrupção
- Operação-abafa na TV Globo
- TV Globo a serviço da treva
- Jornal Nacional da Globo mudou?
- TV Globo lança Aécio para presidente
Nenhum comentário:
Postar um comentário