Vargas Llosa retira coluna de jornal pró-Fujimori
Tijolaço
O Prêmio Nobel de Literatura de 2010, Mario Vargas Llosa, enviou uma carta ao diretor de El Comercio, determinando que sua coluna ‘Piedra de Toque’ não seja mais publicada no jornal peruano , por considerar que a publicação se converteu “em uma máquina de propaganda de Keiko Fujimori”, fazendo tudo para prejudicar a candidatura de Ollanta Humala, e por “violar as mais elementares noções de objetividade y da ética jornalística”.
Ele diz que não pode permitir que sua coluna siga apareciendo no que chama de “caricatura do que deve ser um órgão de expressão livre, pluralista e democrático”.
A carta de Llosa está aí acima e basta clicar para ampliar.
Llosa não é um esquerdista, diga-se logo. Foi candidato à presidência do Peru, em 1990, por partido de centro-direita, mas perdeu a eleição para Alberto Fujimori, pai de Keiko, hoje preso por corrupção e cumplicidade em assassinatos.
Posto aí em cima um vídeo da Telesur, colocado agora há pouco no Youtube, sobre a parcialidade que adotou a mídia peruana. O que não é novidade para nós, exceto pelo fato de que lá, intelectuais e jornalistas parecem reagir com mais vigor diante disso.
Leia Também
Jornalista protesta no ar contra TV pró-Fujimori
Nenhum comentário:
Postar um comentário