segunda-feira, 2 de maio de 2011

nenhuma novidade na Prefeitura de porto alegre

Sindicato critica nomeação de ex-secretária geral do governo Yeda como CC da Procempa

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Sindppd) divulgou nota criticando a indicação de Ana Maria Pellini, ex-secretária geral do governo Yeda Crusius e ex-diretora da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para um Cargo em Comissão (CC) na Procempa, empresa municipal de tecnologia da informação. “Mais uma vez, a empresa torna-se um albergue de indicados políticos. Já os trabalhadores entram no 17° ano sem promoção. Há 12 anos que a prefeitura de Porto Alegre não realiza concurso público”, protesta o sindicato.

Segundo comunicado da empresa enviado aos funcionários, Ana Pellini irá ocupar o cargo de Assessor de Projetos Especiais II, nível 122 – um dos mais altos salários da empresa – lotada no Gabinete da Presidência da Procempa. Um relatório da empresa divulgado pelo Sindppd no ano passado aponta que mais da metade (56%) dos funcionários da empresa não são de carreira. Do total de trabalhadores, na época, 52 eram CCs (Cargos em Comissão), 134 estagiários e 144 terceirizados – cargos que, critica o sindicato, “facilmente são usados como moeda de barganha para indicações políticas”.

A gestão de Ana Pellini na Fepam, assinala ainda a nota do Sindppd, foi questionada por organizações não-governamentais ambientalistas, que ingressaram com uma Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa contra a presidente da fundação. A ação acusava Pellini de praticar assédio moral contra funcionários.

“Infelizmente, Pellini é mais uma CC da Procempa envolvida em denúncias de irregularidades. Já passou pela empresa Garipô Selistre, denunciado pelo Ministério Público Estadual por improbidade administrativa quando era diretor do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana). Também passou pela Procempa Pipa Germano, ex-prefeito de Cachoeira do Sul, e Virgílio Costa, ex-secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Gestão, que estariam envolvidos em irregularidades”, critica ainda o sindicato.

O Sindppd/RS manifesta-se contra o aumento de CCs externos, terceirizações e estagiários na empresa. Já denunciou esta política da Procempa nos Ministérios Públicos de Contas (MPC) e do Trabalho (MPT), bem como na Câmara de Vereadores da Capital. “Exigimos que a direção da empresa e a Prefeitura Municipal revejam esta política imediatamente e voltem a fazer concurso público para contratar novos trabalhadores”, conclui a nota.

Nenhum comentário: