quarta-feira, 9 de novembro de 2011

o cara pálida ainda sorri: berlusconi apenas prometeu cair!

Berlusconi promete renunciar após aprovação de pacote econômico

A aprovação ocorreu com 308 votos favoráveis, número abaixo do limite de 316 necessários para a maioria absoluta | Foto: Andres Ubierna/ Flickr

Da Redação do SUL 21

O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi prometeu nesta terça-feira (8) que renunciará ao posto, tão logo o Parlamento italiano aprove as medidas econômicas discutidas junto à União Europeia. O presidente italiano Giorgio Napolitano, que se reuniu com Berlusconi no começo da tarde, confirmou a informação em uma nota para a imprensa. A votação das medidas está prevista para a semana que vem.


O encontro ocorreu logo após uma tensa sessão no Parlamento, na qual o primeiro-ministro conseguiu aprovar as contas de 2010. A vitória, porém, escondia uma derrota, já que os números da votação deixavam claro que o primeiro-ministro não tem mais maioria no Parlamento italiano.

A aprovação ocorreu com 308 votos favoráveis, número abaixo do limite de 316 necessários para a maioria absoluta. Não houve nenhum voto contrário, e verificou-se apenas uma abstenção. Outros 321 parlamentares se recusaram a participar da votação, em um gesto que escancarou a perda de apoio de Berlusconi na casa. Ou seja, a verdadeira maioria dos parlamentares se recusou a dar a Berlusconi o voto de confiança que ele pedia.

“Eu peço com toda minha força que você, primeiro-ministro, finalmente leve em consideração a situação e renuncie”, pediu o líder da oposição, Pierluigi Bersani, logo após a votação. Bersani, que é do Partido Democrático (PD), destacou o fato de que Silvio Berlusconi não tem mais maioria no Parlamento, e que deve deixar nas mãos do presidente da República, Giorgio Napolitano, a busca de uma solução para a crise econômica. “Temos um problema de credibilidade com esse governo. Esse governo não se mostra capaz de enfrentar a situação”, reforçou.

Na terça-feira (8), Umberto Bossi, líder da Liga Norte, um dos partidos da coalizão de governo de Berlusconi, pediu publicamente a renúncia do primeiro-ministro. Para Bossi, o atual premiê deveria ser substituído por Angelino Alfano, primeiro secretário do partido PDL. Nos bastidores, fala-se que a ideia é tentar viabilizar uma nova coalizão de centro-direita, que seja capaz de restaurar a confiança dos mercados sem a necessidade de um gabinete de transição.

Os rumores sobre uma possível renúncia de Berlusconi se intensificaram após a Cúpula do G20, em Cannes, na França, durante a qual foi anunciado um monitoramento do Fundo Monetário Internacional (FMI). O organismo deverá acompanhar a implementação de medidas cujo objetivo é equilibrar o déficit público do país, que chega a 120% do Produto Interno Bruto (PIB).

Nenhum comentário: