domingo, 7 de novembro de 2010

Crônica de uma aposta

Eduardo Guimarães


Quem leu o Blog da Cidadania durante a campanha eleitoral sabe quantas vezes foi dito aqui que o que estava em jogo na eleição era o resultado de uma aposta altíssima que estava sendo feita pelos dois principais contendores.


A campanha de José Serra assentou a sua estratégia em dois pilares: o da aliança com a mídia e o da proverbial “burrice” do eleitorado brasileiro. Já a campanha de Dilma Rousseff apostou no amadurecimento desse eleitorado.

Alguns dirão que a candidatura Marina Silva teria sido o terceiro pilar da construção tucano-midiática da candidatura Serra, mas a nova “petista arrependida” só serviria para levar a eleição ao segundo turno. Não serviria para vencer, mas para postergar a derrota.

É nesse momento de reflexão sobre o que de fato foi a campanha eleitoral que este blog ganha um aliado de peso para a sua teoria sobre as apostas tucano-midiática e petista. Provavelmente a pessoa mais qualificada do mundo para analisar a questão.

Na noite de sábado, o UOL publica em sua primeira página entrevista do marqueteiro João Santana, que dirigiu a campanha de Lula em 2006 e a de Dilma em 2010. Em uma sentença ele confirmou e resumiu a teoria das apostas:

“O eleitorado brasileiro é, hoje, um dos mais maduros do mundo. E cada dia sabe jogar melhor”.

Sobre a aposta da oposição e da mídia na burrice do eleitorado, premissa que completa a teoria da aposta que teria marcado a eleição presidencial de 2010, Santana dá um grande compendio de exemplos no transcurso da entrevista em tela.

Sobre a aposta de Serra no apoio da mídia, ele se esqueceu de que não há honra entre os que se valem da desonestidade e do preconceito para vencer uma disputa. Dessa maneira, foi deixado com a brocha na mão tão logo ficou claro que não deslancharia, ao fim do 2º turno.

Resta a entrevista de Santana, imperdível (também publicada no blog do mauro).

O UOL, na chamada para a matéria, preferiu destacar o que lhe convém, o prêmio de consolação por a mídia ter conseguido levar a eleição para o 2º turno com o caso Erenice. Não atenta para o que importa, que é Dilma – ou Santana – ter vencido a aposta com Serra – ou com a mídia.

Clique aqui para ler a entrevista do marqueteiro João Santana ao UOL.

PS: no decorrer do domingo voltarei ao assunto do ato público dos paulistas em solidariedade ao povo do Norte-Nordeste.

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