quarta-feira, 20 de abril de 2011

fotografando Porto Alegre


meu dia foi marcado 

por estas imagens

Do blog Pontodevista


Esquina da Vasco com a Fernandes Vieira, bem em frente à Espaço Vídeo, bairro Bom Fim, Porto Alegre.  Este canteiro foi instalado esta semana com objetivo de destruir a “residência” de um morador de rua.


Ele se mudou para a “residência” ao lado. Vamos ver quanto tempo e que solução será encontrada pelos moradores do prédio.

o artesão


Cláudio trabalhou como técnico em importantes óticas da cidade. Hoje, em uma pequena sala, é um “concerta tudo”, um verdadeiro artesão em matéria de armações de óculos.

a feira


Semana da Feira do Peixe, no Largo Glênio Peres, lateral do Mercado Público, local tradicionalmente ocupado pelos artistas de rua.

na taguara


Esta é a deliciosa tainha na taguara, assada lentamente na brasa. É tanta gente comprando para levar para casa que tem uma hora que não se consegue chegar no balcão.

São registros da alma encantada das ruas. Fotografo, já disse isso em outras ocasiões, desde a década de 70 quando comprei minha primeira máquina, uma Pentax SP1000, na Casa Cambial. Trabalhava na antiga Rádio Continental. Tenho “alguns mil” negativos; e, nos últimos cinco anos algumas centenas de registros digitais. Não tenho uma grande preocupação com aspectos técnicos. Fotografo como um vagabundo, de infidáveis Derivas. Erro muito. E sempre trabalho no manual, assim como não “produzo” nada. Não tenho o perfil de um participante do clube de estrelas do FesteFoto, mas tenho absoluta convicção que estou contruindo uma história visual de Porto Alegre, dos  últimos 4O anos, praticamente desde que iniciei na profissão de JORNALISTA. Nada do que faço terá o patrocínio da Vale do Rio Doce. Não pertenço a nenhuma rede de conivências corporativas. Tipo clubinho de produtores fotográficos. Parece coisa do Bolinha e da Luluzinha. Valeu pela homenagem, mais do que merecida, ao fotógrafo Felizardo. Por uma americana que fotografou a cena sadomasoquista  de Paris e pelo fotógrafo-artista-nordestino das fotos pintadas. Meu dia teve este encantamento, das ruas. Produzi imagens para melhor imaginar. Gostaria ter conhecido Miroslav, um artesão da imagem que morreu no último dia 12 de abril.

a imagem

via darkskimedblackbeauty

Nenhum comentário: