O Jardim Botânico de Lisboa comemora hoje o seu 132º aniversário, depois de ter sido classificado monumento nacional
Pimenta Negra
http://www.jb.ul.pt/
O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa comemora hoje, 11 de Novembro de 2010, o seu 132.º Aniversário. Nesta mesma data assinalam-se os 4 anos de existência do Lagartagis, a primeira estufa de borboletas vivas na Europa constituída por espécies comuns da fauna da Península Ibérica.
Jardim Botânico
(Museu Nacional de História Natural, Universidade de Lisboa)
O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa é um jardim científico, projectado em meados do século XIX. Começado a plantar em 1873, por iniciativa dos professores Conde de Ficalho e Andrade Corvo, acabou por ser inaugurado em 1878. Foi desde logo considerado um moderno e útil complemento para o ensino e investigação botânicas na Escola Politécnica, escola símbolo dos novos rumos de progresso social e científico que a revolução liberal trouxe a Portugal.
Plantas incluindo briófitos, líquenes e fungos de Portugal, do resto da Europa, de outros continentes e de ilhas Atlânticas, do Índico e do Pacífico constituem o espólio deste museu, cujas colecções históricas remontam ao século XVIII, coligidas em expedições e viagens em África, Brasil, Ásia e Timor.
O Jardim Botânico tem uma área de 4 ha onde se observam espécimes vegetais oriundos de diversas partes do Mundo, entre as quais sobressaem Cicadácias, Gimnospérmicas, palmeiras e figueiras tropicais. Sementes de espécies raras e ameaçadas são preservadas no Banco de Sementes.
O Jardim Botânico representa um património de inegável interesse do ponto de vista histórico, cultural e científico. É sua missão contribuir para o conhecimento científico de plantas e fungos, da sua biodiversidade, conservação, propondo métodos de gestão do ambiente. O Jardim Botânico deve ainda permitir a aproximação da sociedade a plantas e fungos – base da vida na terra – proporcionando o aumento da literacia científica das comunidades, sendo um local único para a divulgação e formação científicas.
Leia na íntegra
Jardim Sustentável
2 comentários:
Bom Dia
Como provavelmente já sabe, o Jardim Botânico está a ser ameaçado por pressões urbanísticas pelo Projecto do Parque-Mayer.
Fiz umas Fotos e um post no meu Blog para chamar a atenção para isso, e uma ligação para a Petição onde se pode indicar a nossa preocupação para com este risco.
Nesse Post utilizei texto deste seu post e coloquei essa referência. Caso pretenda que eu retire esse texto/link é só contactar-me.
http://imagineimedentrodeti.com/2010/11/vamos-salvar-o-jardim-botanico-de-lisboa/
Obrigado e Cumprimentos,
Carlos Muralhas
Carlos, boa noite
vivemos um mundo globalizado que nos facilita a comunicação, mas nos devora irremediavelmente, assim como, vosso monumento ameaçado, temos em minha cidade Porto Alegre o avanço da especulação imobiliária que não se detem com nada nem ninguém. Alguns agentes políticos eleitos ainda lutam, http://informaticacidadania.blogspot.com/2010/11/em-defesa-do-morro-santa-tereza.html
outros já nos entregaram em bandeja
http://informaticacidadania.blogspot.com/2010/11/esse-plano-destruidor-passou-por-um.html
Só nos resta seguir lutando, essas são boas lutas!
Abraço
Postar um comentário