Bancários levam água ao sertão
Nada acontece por acaso. Já estava mesmo decidido a mudar de assunto a partir de hoje e voltar a falar da vida no Brasil real, depois de três meses de crise política no Brasil oficial, quando me chega um belíssimo relato do velho amigo José Roberto Barboza sobre os resultados do trabalho do Comitê Betinho no Nordeste que se dedica à abertura de cisternas para levar água aos sertanejos.O Comitê Betinho foi formado por um grupo de funcionários voluntários do antigo Banespa (Banco do Estado de São Paulo, hoje Santander) durante a grande seca que assolou o nordeste em 1998.
Betinho, para quem não o conheceu ou não se lembra, era o nome de guerra do grande batalhador Herbert de Souza, outro velho amigo, também conhecido como o irmão do Henfil, que dedicou boa parte da sua vida a combater a fome no Brasil.
Zé Roberto, um brasileiro que vive preocupado em ajudar os outros, eu conheci no Sindicato dos Bancários de São Paulo durante a implantação do Projeto Travessia, um projeto social para amparar meninos de rua do centro da cidade, que ajudei a criar.
Todo ano ele me manda um relatório com informações sobre o andamento dos trabalhos do Comitê Betinho no Nordeste, que inspirou o governo, a Febraban, dezenas de associações, sindicatos e empresas, além de milhares de cidadãos, a também se engajarem neste grande projeto de abertura de cisternas, a forma mais rápida e barata de ajudar as populações sertanejas.
Treze anos depois de lançar a idéia, hoje à frente de uma imensa rede do bem, Zé Roberto e seu exército de bancários voluntários são um belo exemplo deste Brasil que segue em frente, apesar de todas as suas crises e dificuldades, mudando a vida de muita gente para melhor, em vez de ficar pelos cantos reclamando e lamentando o destino.
Divulgar os benefícios deste trabalho pode ajudar na captação de novos parceiros e recursos. Para quem anda desanimado da vida com o noticiário dos jornais, recomendo a leitura do texto que reproduzo abaixo para mostrar o que é feito no Brasil que não sai na mídia, mas tem muita coisa bonita para mostrar.
***
Nordeste: região espetacular e de contradições
Ao pensar na região Nordeste do País, invariavelmente, nossa mente nos remete às praias paradisíacas e até primitivas, à saborosa culinária, aos shows folclóricos, enfim, para um lugar tranqüilo, com belezas naturais, muito sol e diversão.
Para ler na íntegra clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário