Ibope desmente Datafolha no Ceará
A cada nova pesquisa divulgada ficam mais flagrantes as distorções do Datafolha para manter Serra artificialmente empatado com Dilma Rousseff. Se Vox Populi e Ibope já provaram isso nacionalmente, os resultados estaduais mostram que as diferenças dos números do Datafolha são absolutamente inexplicáveis.
Pesquisa do Ibope encomendada pela TV Verdes Mares no Ceará e divulgada hoje mostra Dilma Rousseff com 34 pontos de vantagem sobre Serra (57% a 23%), mais uma evidência do massacre que será a vitória de Dilma em todo o Nordeste. Mas o curioso, para o dizer o mínimo, é que o Datafolha, há apenas duas semanas, mostrava uma diferença de apenas 13 pontos percentuais a favor de Dilma.
Como Dilma não foi ao Ceará nesse intervalo e a propaganda na televisão ainda não começou, fica difícil explicar como a candidata triplicou as intenções de voto sem nenhum fato extraordinário.
A mesma situação já tinha sido verificada em Minas, onde o Ibope constatou uma diferença de 12 pontos percentuais a favor de Dilma, enquanto o Datafolha mostrava apenas três pontos. Os exemplos só desacreditam ainda mais o Datafolha, cujo novo método estatístico adotado em sua última pesquisa não enganou ninguém. Tinha o único propósito de inflar a candidatura tucana.
PS: Por falar em Ibope, o Blog do Nassif reproduz quatro opiniões do Montenegro, o presidente do instituto, que previa teto de 30% para Dilma:
1. A próxima pesquisa IBOPE deverá dar uma diferença de 8 a 10 pontos para Dilma.
2. As próximas pesquisas do Datafolha deverão convergir para os resultados dos demais institutos.
3. O fato da Globo marcar transmissão de jogo para o horário do debate político da Bandeirantes é sinal de que ela não acredita mais que a exposição dos candidatos será positiva para José Serra.
4. A eleição para presidente será decidida no primeiro turno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário